Diário da Região

09/09/2018 - 17h22min

PASSEIO TURÍSTICO

Veja curiosidades sobre Barcelona

Alberto Andaló Júnior conta como foi sua estadia em Barcelona

Arquivo pessoal Casa Nova
Casa Nova

No segundo dia que eu estava em Barcelona, em 2010, peguei o metro, que ficava próximo ao meu hotel e fui para o centro da cidade, para conhecer o Palau de la Música Catalana, uma obra de Lluís Domènech i Montaner, construído entre 1905 e 1908.

O Palau é uma pérola arquitetônica do modernismo catalão e é a única sala de concertos declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

O edifício modernista articula-se em torno de uma estrutura metálica central coberta de vidro que ilumina tanto o prédio, que ele não necessita de iluminação artificial durante o dia.

A sala apresenta uma acústica excelente. Muitos dos melhores intérpretes e maestros do mundo do último século como Richard Strauss, Daniel Barenboim, Igor Stravinski, Arthur Rubinstein, Pau Casals e Frederic Mompou desfilaram por este auditório, um autêntico santuário da música da Catalunha.

Infelizmente, o que ocorre muito nestas cidades antigas, é que o prédio fica entre 2 ruas estreitas, sendo difícil a sua visualização completa por fora. Apesar disto, é possível notar a beleza de detalhes e cores que compõem a fachada do prédio. Na esquina de duas ruas, a fachada apresenta uma estátua de são Jorge.

A entrada para vista no prédio se dá pelo bar, onde já fiquei deslumbrado com os vitrais e a riqueza de detalhes dos móveis e da construção.

Em seguida passei pelo saguão central, com uma escadaria espetacular, toda trabalhada, vitrais e lustres de cristal esplendorosos!

No nível superior do prédio existem amplas janelas e portas, de onde se pode ver os detalhes da fachada do prédio.

O mais espetacular é o acesso à sala de espetáculo, muito iluminada durante o dia pelas amplas janelas com vitrais, além de um outro enorme vitral colorido no teto da sala.

Esta visita que realizei é feita em grupo e vale muito a pena participar dela para conhecer uma obra de arte única no mundo.

Ao sair do Palau, fui para a Boqueria, o bairro central antigo, com suas diversas ruelas. Lá fui visitar o mercado La Boqueria, que além de ter os produtos espanhóis de alimentação, conta com diversas lanchonetes.

Este é o tipo de local que me atrai. Os seus frutos do mar são os mais variados possível. As lojas são de doces como os torrones, ou de frutas secas e frescas. Além de outras bancas de verduras, condimentos, legumes, queijos, cogumelos, sorvetes e outras delícias.

Aproveitei meu passeio por lá para tomar um chope, acompanhado de um prato de feijão temperado, servido por uma figura típica da região.

Andando pelas ramblas, mais tarde, cheguei à catedral de Sta Eulália, um prédio no estilo gótico, construído entre os séculos XIII e XV, sobre uma antiga catedral românica.

Em outra viagem que fiz à Barcelona, na praça em frente à catedral , existiam rodas de pessoas dançando a Sardana. Uma dança típica catalã. Cada roda era formada por pessoas de uma mesma faixa etária, a fim de promover um desempenho mais harmônico entre as pessoas.

Depois do passeio pela ramblas, voltei ao hotel.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso