Diário da Região

02/10/2018 - 21h12min

ESCOLA IDEAL

Veja 10 dicas de como escolher a melhor escola

Se você está com essa dúvida, fique tranquilo. O Diário traz 10 dicas para ajudar nessa tarefa

Pixabay Pais precisam estar atentos a alguns detalhes que são decisivos na escolha
Pais precisam estar atentos a alguns detalhes que são decisivos na escolha

Fim do ano está chegando e quem tem criança pequena que vai para a escola, pela primeira vez no ano que vem, já precisa começar a pensar em como escolher a escola ‘ideal’. Os pais, principalmente os de primeira viagem, ficam ansiosos. Mas é preciso colocar a cabeça no lugar e escolher a melhor opção para seu filho(a). Se você está com essa dúvida, fique tranquilo. O Diário da Região te dá dez dicas para ajudar nessa tarefa.

1- Lista de prioridades

Coloque em uma lista tudo o que você espera da escola, aquilo que você não abre mão de jeito nenhum, como espaço físico, a qualificação dos profissionais, distância de casa, se a escola oferece período integral e oferta de cursos extracurriculares. Faça essa lista de prioridades. Isso vai ajudar na busca.

2- Em sintonia

Escolha uma instituição de ensino que tenha a ver com o estilo da família e do seu filho(a). Não adianta colocar a criança em um colégio religioso, por exemplo, se a família não segue a religião.

3- Pesquisar, pesquisar e pesquisar

Visitar a escola é a melhor maneira de conhecê-la. Não existe um número mínimo ou máximo de instituições para se visitar. Algumas pessoas podem se encantar logo à primeira vista. Outras podem levar um pouco mais de tempo. Mas visitar, perguntar é o melhor caminho para conhecer a escola. A decisão final só deve ser tomada quando os pais sentirem realmente seguros e confiantes.

4- Converse com pais de alunos

Falar com pais de crianças que já estudam na escola é uma ótima opção para saber se suas impressões sobre o lugar estão corretas.

5- Leve a criança

Se você ainda está em dúvida sobre duas ou três escolas, leve seu filho para visitá-las junto com você. Ao chegar no local fique de olho no seu filho para saber se ele vai simpatizar logo de cara com o lugar ou não.

6- Mais do básico

Além do básico, como conteúdo de aula, alimentação adequada e criança sempre limpa, escolha uma instituição que ensine também valores e que estimule o desenvolvimento cognitivo físico e social da criança – independentemente da idade do seu filho.

7- Preço e qualidade

Ser uma escola particular com mensalidade cara não significa que ela seja de boa qualidade educacional. Existem escolas públicas com projetos pedagógicos interessantes (como a escola Darcy Ribeiro em Rio Preto).

8- A comunidade escolar

Se você escolher pagar por uma escola particular, lembre-se que além da mensalidade ainda terão outras atividades extracurriculares. Veja se seu bolso é compatível para que seu filho participe de pelo menos parte das atividades oferecidas. Caso você não consiga pagar, lembre-se que seu filho pode se sentir como se ficasse para trás, fora do grupo de amigos da escola.

9- Horários

Quando os pais ou responsáveis trabalham fora, é fundamental que se atentem ao horário de funcionamento da escola. Algumas aceitam atrasos, outras não.

10- Datas comemorativas

Se você tem vontade de ver seu filho fazendo apresentações em datas comemorativas como Dia dos Pais e das Mães, busque uma escola que ofereça isso. Algumas não realizam festas nessas datas. Outras fazem as comemorações internamente, só para as crianças. E há, ainda, as que realizam o evento e cobram pelo serviço (desde o figurino usado pelos alunos até os presentes ofertados aos pais).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso