Diário da Região

10/10/2018 - 16h10min

MITO OU VERDADE?

Existe algum alimento com 'calorias negativas'?

Nutricionista explica sobre a quantidade de energia fornecida pelos alimentos e também alerta para os modismos

Pixabay Veja alimentos que têm baixo valor calórico
Veja alimentos que têm baixo valor calórico

Muito se fala em consumir alimentos que têm calorias negativas, ou seja, aqueles em que o consumo de energia do corpo para fazer a digestão seria maior do que a quantidade de energia fornecida pelo alimento. Mas, será que existe alimento com calorias negativas?

De acordo com Claudine Marcon Spósito, nutricionista da clínica do Núcleo de Atendimento Muiltidisciplinar da Unimed Rio Preto, na verdade, não existe caloria negativa nem alimentos com zero caloria. “Existem alimentos com pouca caloria e muita fibra, que favorecem maior gasto energético do nosso corpo no processo de mastigação e digestão, contribuindo para a perda de peso.”

“O emagrecimento é consequência de uma alimentação equilibrada e uma mudança no estilo de vida, incluindo atividade física regular. O consumo de alimentos com baixo teor calórico pode ser estimulado em dietas de emagrecimento, mas não existem alimentos milagrosos. Devemos evitar o consumo de alimentos industrializados e com muita caloria como refrigerantes, lanches fast-food, doces, entre outros, e optar sempre por alimentos naturais e menos calóricos. Quando realizamos escolhas melhores na nossa alimentação, estaremos contribuindo para o bom funcionamento do corpo, e consequentemente, o emagrecimento e bem-estar”, explica Spósito.

Quais são os alimentos que apresentam calorias negativas?

Temos alimentos com baixo valor calórico, ricos em fibra e nutrientes, como melancia, pepino, abobrinha, berinjela, brócolis, tomate, alface, couve, maçã, morango, mirtilo, framboesa.

Consumir só este tipo de alimento pode fazer mal?

Sim. Dietas restritivas, onde prioriza-se apenas o consumo de determinados alimentos podem trazer prejuízos nutricionais. Devemos sempre seguir uma alimentação equilibrada e variada, sem modismos. Procure um nutricionista, alerta Spóstio.

Alimentos termogênicos x alimentos com calorias negativas

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, aumentam o gasto calórico, melhoram disposição e energia ao longo do dia. Exemplo: chá verde, pimenta, cafeína, gengibre e canela. Já os alimentos de baixa caloria, ditos “caloria negativas”, tem a função de nutrir o organismo e compor uma alimentação de baixo valor calórico, favorecendo o gasto energético, mas não é sua principal função.

Carboidrato simples, tem caloria negativa?

Não. Quanto mais refinado o alimento, como farinha branca e açúcares, menos benefício ele trará ao nosso organismo. Devemos preferir o consumo de carboidratos complexos (integrais), pois possuem maior teor de fibra e nutrientes, proporcionando mais saciedade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso