Diário da Região

04/10/2018 - 22h03min

FICA A DICA

Confira sete dicas para cuidar bem do seu carro

Você sabe quais os cuidados diários com o seu carro? Preste atenção nas dicas

Pixabay Confira dicas de cuidados com o carro
Confira dicas de cuidados com o carro

Tem muita gente que diz que um carro é um “membro da família”, como se fosse um filho. E esse filho também exige cuidados para que fique bom por muito tempo. Ficar de olho na manutenção do veículo pode evitar muita dor de cabeça. É como diz o ditado popular, sai mais barato prevenir do que remediar.

Para ajudar nesse cuidado, o Diário listou sete dicas de como cuidar do seu veículo da forma correta. Confira:

Pintura

A manutenção diária da pintura consiste em ficar de olho e remover as sujeiras acumuladas, como aquelas manchinhas de piche que se acumulam perto das rodas ou a famosa sujeira de passarinho. As fezes das aves são ricas em amônia, substância que corrói a pintura aos poucos e pode deixar diferença de cor, caso fique muito tempo em contato com a pintura. Remova a sujeira com um pano molhado com água e nunca esfregue a pintura com nada áspero, isso tira o brilho e pode inclusive danificar as camadas superiores da tinta.

Chassi e suspensão

A parte de baixo do seu carro também acumula sujeira, o que pode gerar desgaste excessivo de peças. Limpe sempre, principalmente se seu carro enfrenta estradas de terra com frequência. Lembre-se que óleos e querosene dão brilho às peças, mas desgastam as borrachas, o que pode culminar em acidentes.

Secagem do veículo

Não adianta só lavar. Deixar o carro molhado e cheio de gotas só resultará em manchas, ainda mais se o carro secar ao sol. Use sempre panos secos, limpos e macios para secar o carro e de preferência lave-o longe dos raios solares.

Vidros

Os vidros podem riscar com muita facilidade. O primeiro passo para evitar os riscos é acompanhar diariamente a situação dos limpadores de para-brisas, que podem apresentar borracha ressecada e riscar o vidro após algumas passadas. Use produtos específicos para tirar manchas e limpe por dentro e por fora, só não se esqueça que a parte interna dos vidros requer cuidados e produtos diferentes daqueles usados externamente.

Bancos e tapetes

A parte interna do veículo pode ficar tão suja quanto a externa, por isso é importante cuidar bem do interior. Os bancos precisam ser hidratados periodicamente. Se forem de couro sintético, o ideal é que a hidratação ocorra a cada 3 meses. Já para os bancos de couro animal, o procedimento deve ser feito anualmente. Além disso, evite o consumo de alimentos (ainda mais os gordurosos, de cheiro forte e com capacidade de criar manchas no estofado) e não fume dentro do interior do veículo. Os tapetes também precisam ser limpos com frequência. Água e sabão são suficientes para limpar os de borracha. No caso do carpete, utilize uma escova úmida.

Painel

Para limpar as partes plásticas do painel, o indicado é usar silicone e um pano úmido. Quem prefere cuidar do carro todos os dias deve optar por uma flanela úmida para tirar a sujeira (o excesso de produtos pode ser desgastante para os materiais que compõem o painel, como plásticos e madeiras).

Sistemas internos

Além dos hábitos citados, que deixam o carro mais bonito, existem algumas medidas que ajudam na conservação do veículo e deixam ele mais seguro, como verificar os níveis de água e óleo, além do sistema de arrefecimento, mais conhecido como radiador.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso