Diário da Região

19/10/2018 - 16h01min

BARCELONA

Conheça a história do tradicional The 4 Cats

O restaurante, que abriu em 1897, é um lugar histórico e emblemático da Catalunha

Fotos: arquivo pessoal Restaurante The 4 Cats
Restaurante The 4 Cats

Na visita que fiz a Barcelona em 2017, voltei ao restaurante The 4 Cats, que fica na região das ramblas (Carrer de Montsió, 3).

O restaurante, que abriu em 1897, é um lugar histórico e emblemático da Catalunha. Por lá estiveram os mais importantes escritores, artistas e políticos do século 20.

O 4 Cats foi uma adaptação do Cabaret Le Chat Noir, da França. Seu fundador, Pere Romeu, trabalhou por alguns anos no lendário restaurante parisiense e ficou seduzido por esta experiência, decidindo então abrir uma réplica em Barcelona.

Há rumores de que o nome de 4 Gats surgiu quando Ramon Casas aconselhou seu amigo Pere Romeu a não abrir um restaurante em Barcelona, pois já haviam muitos. "Nem mesmo quatro gatos virão", ele retrucou. E foi assim que Pere Romeu nomeou seu lugar.

Dizia-se que Pere era uma pessoa altruísta, culta e amante das artes. Ele logo esqueceu o sentido comercial da taverna, para promover seu aspecto mais cultural, onde atividades como encontros, shows e artes aconteciam.

4 Gats rompeu com as tendências da sociedade da época e se esquivou dos acadêmicos convencionais que prevaleciam no final do século XIX.

Diz-se que Picasso teve que fazer um terno sob medida para entrar nos 4 Gats. O jovem artista, que na época tinha apenas 17 anos, chegou a um acordo com um alfaiate que fez a roupa em troca de um retrato.

Picasso começa a frequentar 4 Gats em 1899. Lá ele se junta a Ramon Casas. De fato, podemos ver nas pinturas dos dois artistas, estilos muito semelhantes. Até hoje, você pode ver o trabalho dos dois pintores na grande sala de 4 Gats e você só pode distinguir seus trabalhos apenas observando a assinatura do autor. Além disso, o próprio Picasso fez sua primeira exposição individual em 4 Gats.

4 Gats fechou em 1903 e não abriu novamente como taberna / restaurante até o final dos anos 70. O esforço para conservar o espaço e a memória de 4 Gats no início do século 20 tem sido considerável e os resultados obtidos valeram a pena. Há alguns meses, ele foi declarado um estabelecimento emblemático da cidade e constitui, sem dúvida, uma parte viva de sua história.

O restaurante continua o mesmo, apenas acabaram com os candelabros em que a cera das velas escorria ao seu redor, dando um ar peculiar para o local.

O atendimento ali ainda hoje é muito acolhedor.

Desta vez que voltei no 4 Gats, quando disse que tinha estado lá há 25 anos, em minha lua de mel, nos ofereceram gentilmente uma taça de espumante Cava.

Nesta noite, pedimos de entrada um delicioso tentáculo de polvo frito com batatas. Como prato principal, escolhemos o espetacular arroz negro de lulas com aioli romanesco (molho de maionese e alho).

Para acompanhar nosso prato pedi o vinho Duquesa de Valladolid, 2016, da cepa verdejo que estava muito fresco e caiu muito bem.

Nos serviram também o bom vinho Can do Sil, da bodegas Carbalal, da Galícia, envelhecido por 3 meses em suas borras.

Saímos de lá satisfeitos e pensando que se voltássemos à Barcelona, iríamos de novo ao 4 Cats, que sempre vale a pena ser visitado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso