A importância da tilápia para SP e para o Brasil
O paulista adotou a tilápia como importante fonte de renda e de geração de empregos

O paulista adotou a tilápia como fonte importante de alimentação saudável e saborosa. Esse produto, que move a economia e garante renda a milhares de famílias, não pode ser ameaçado por políticas que prejudiquem produtores e cidadãos.
A pesca paulista é muito mais que lazer: é negócio, emprego, segurança alimentar e empreendedorismo. Cabe ao poder público apoiar o desenvolvimento desse setor e barrar iniciativas que possam ameaçá-lo.
Recentemente, a CONABIO analisou a possibilidade de classificar a tilápia como espécie invasora — medida que traria enormes prejuízos, sobretudo a São Paulo, segundo maior produtor nacional de peixes de cultivo. A tilápia representa cerca de 90% dessa produção, com valor anual superior a R$ 1,2 bilhão.
O noroeste paulista, especialmente cidades como Rubinéia, Ilha Solteira e minha terra natal, Santa Fé, responde por 70% do cultivo estadual. Essa produção sustenta famílias, movimenta economias locais e gera milhares de empregos diretos e indiretos.
Como prefeito de Santa Fé, incentivei o início dessa indústria pesqueira, que hoje ultrapassa 83 toneladas anuais. Na época, apoiamos empresas como a Brazilian Fish, que em 18 anos se tornou referência nacional. Esse crescimento, resultado de investimento e inovação, garantiu ao consumidor um alimento saudável e acessível.
No Brasil, são produzidas anualmente entre 650 e 970 mil toneladas de peixes cultivados, sendo 70% tilápia. Por isso, é fundamental rejeitar medidas que ameacem nosso setor produtivo e limitem o acesso da população a esse alimento essencial.
Como presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SPAgro), manifestei posição contrária à reclassificação da tilápia, pois não há evidências técnicas que justifiquem essa mudança. Com diálogo e articulação junto a entidades e órgãos governamentais, conseguimos adiar a decisão da CONABIO. Seguiremos vigilantes e atuantes em defesa dos produtores paulistas e dos cidadãos que têm na tilápia um símbolo de trabalho, nutrição e desenvolvimento.
Itamar Borges
Deputado estadual