Diário da Região
VIOLÊNCIA

Aluno é flagrado com faca e canivete em escola de Rio Preto

Menor afirma que levou uma faca e um canivete para se defender de ameaças de outro aluno

por Maria Fernanda Rufino
Publicado em 08/10/2025 às 16:27Atualizado em 08/10/2025 às 19:27
Caso foi apresentado na Central de Flagrantes (Joseane Teixeira (arquivo))
Galeria
Caso foi apresentado na Central de Flagrantes (Joseane Teixeira (arquivo))
Ouvir matéria

Um adolescente de 15 anos foi flagrado com uma faca e um canivete na escola José Felício Miziara, no Bairro Chácara Municipal, em Rio Preto, nesta segunda-feira, 6.

Segundo o boletim de ocorrência, o garoto estaria andando com a faca na cintura nas dependências da escola. Ao ser questionado, o aluno afirmou ter sido ameaçado após uma briga de futebol. Além da faca na cintura, foi encontrado um canivete na mochila do menor.

Em depoimento, o diretor da escola disse que o aluno já vinha apresentando problemas de comportamento na escola e que, na semana anterior, havia pegado sem autorização o celular de uma colega e mostrado fotos íntimas dela para outros jovens. O autor das ameaças seria o namorado da jovem que teve as fotos expostas.

Os pais dos menores envolvidos foram chamados à Central de Flagrantes.

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo afirma que repudia qualquer violência, dentro ou fora das escolas, e diz que o aluno que portava os objetos será transferido de unidade.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) repudia toda e qualquer forma de agressão ou incitação à violência, dentro ou fora das escolas. Assim que tomou conhecimento da situação, a gestão escolar interveio imediatamente, acionando a Ronda Escolar e os responsáveis pelos estudantes.

O caso foi registrado no Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), e um profissional do Programa Psicólogos nas Escolas está à disposição para o atendimento dos alunos. A pedido da mãe, o estudante que portava os objetos será transferido de escola.

A Unidade Regional de Ensino (URE) de São José do Rio Preto e a direção da unidade permanecem à disposição das autoridades e das famílias para eventuais esclarecimentos.