Diário da Região

Basílica de Rio Preto celebra a Padroeira em missas, procissão e romaria

Devotos vão sair na madrugada de domingo de Schmitt e caminhar 20 km, com músicas e terços, até chegar à Igreja mais tradicional da cidade

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 10/10/2025 às 23:04Atualizado em 11/10/2025 às 14:45
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, restaurada e de manto renovado (Leandro Ferreira)
Galeria
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, restaurada e de manto renovado (Leandro Ferreira)
Ouvir matéria

Um grupo de mil devotos de Nossa Senhora Aparecida vai sair na madrugada deste domingo, 12, do distrito de Engenheiro Schmitt para caminhar cerca de 20 km até Rio Preto. Essa é uma das demonstrações de fé, além de missas solenes e procissão que vão marcar o Dia da Padroeira na Basílica Menor.

A peregrinação dos moradores de Engenheiro Schmitt é organizada por Fabiano Jimenez, um dos criadores da Rota da Fé, caminho por estradas de terra de Rio Preto até Aparecida. Devoto fervoroso, que chegou a construir até uma capela em louvor da santa, para homenagem à mãe, que lhe ensinou a rezar para a Padroeira.

“A primeira caminhada foi para inaugurar a capela quando ela ainda estava viva. Agora, decidimos transformar esse ato em tradição, como forma de agradecer pelos milagres e pela intercessão de Nossa Senhora”, explica.

Os romeiros sairão às 6h45 da manhã da capela, com chegada prevista à Basílica por volta das 10h, a tempo de participar de uma das missas festivas. O trajeto será acompanhado por um carro de apoio e contará com distribuição de água. Um grupo de voluntários também confeccionou camisetas especiais com imagens de Nossa Senhora Aparecida e da capela construída por Fabiano.

Para quem deseja participar, haverá dois ônibus saindo às 6h da Basílica, levando os peregrinos até o ponto de partida, em Schmidt. Também será possível ir com transporte próprio ou por aplicativo. Muitos fiéis preferem deixar o carro na Basílica, ponto final da caminhada, para facilitar o retorno.

No dia da Padroeira, as missas serão celebradas nos seguintes horários: 0h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h e 15h30. A missa solene será às 17h30, celebrada pelo arcebispo de Rio Preto, dom Antonio Emídio Vilar, quando será apresentada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, recentemente restaurada, com novos manto e coroa. Logo em seguida acontece a tradicional procissão da imagem da santa percorrendo as principais ruas localizadas no entorno da Basílica, no bairro Boa Vista.

Na região também haverá celebração por Nossa Senhora. Em Nova Aliança, haverá carreata às 10h, consagração ao meio-dia e procissão às 18h. Em Neves Paulista, a programação inclui missa com batizados às 8h30, terço vivo encenado por crianças às 10h30 e missa campal com procissão às 17h. Já em Nipoã, as missas acontecem às 8h30 e às 19h, seguidas de procissão.