Diário da Região
FERNANDÓPOLIS

Bebê de 2 meses é salvo após sofrer picada de escorpião em Fernandópolis

Ele foi internado na Santa Casa após ser picado no berço; foi necessário uso de soro antiescorpiônico

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 10/09/2025 às 00:04Atualizado em 10/09/2025 às 13:14
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

Um bebê de dois meses teve de ser internado na Santa Casa de Fernandópolis após levar uma picada de escorpião quando estava no berço, na casa da família. A criança recebeu atendimento emergencial e foi salva com a aplicação de soro denominado antiescorpiônico.

O envenenamento por picada de escorpião é causado pela inoculação de toxinas através do ferrão do animal, podendo provocar alterações locais, na região da picada, e também sistêmicas.

Conforme informações da Delegacia Seccional de Fernandópolis, o bebê foi picado durante a noite de domingo, 7. Os pais correram até o quarto infantil assim que ouviram o choro. A criança precisou ficar internada de domingo até terça-feira, quando recebeu alta médica. A família afirma que já havia encontrado outros escorpiões no imóvel.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a notificação do caso do bebê picado por escorpião. “Como em todos os acidentes com animais peçonhentos, foi prontamente disponibilizado soro antiescorpiônico para o tratamento do paciente, que recebeu todo o suporte necessário”, informou a prefeitura local.

A Vigilância Epidemiológica de Fernandópolis divulgou que, até segunda-feira, foram contabilizadas 293 notificações de acidentes com escorpião, sendo 15 em crianças menores de 10 anos, o que corresponde a 5% das ocorrências.

Para combater os escorpiões, a Prefeitura de Fernandópolis pretende realizar um mutirão de limpeza para retirar lixo e entulhos que possam servir de abrigo. Ao mesmo tempo, foi emitido um alerta para que as pessoas verifiquem calçados e camas, a fim de evitar acidentes.

A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é levar a vítima rapidamente ao pronto-socorro mais próximo, para que sejam adotadas medidas que evitem o agravamento do quadro clínico.