Diário da Região
CLIMA

Chuva chega forte, causa transtorno, mas traz alívio em Rio Preto

Paisagem urbana de Rio Preto escureceu em pleno início de tarde com um temporal que chegou intenso, derrubou árvores em vários bairros, alterou a rota de um voo e ajudou a amenizar o clima 

por Joseane Teixeira
Publicado em 13/10/2025 às 20:27Atualizado há 10 horas
Chuva desta segunda-feira recuperou o nível da Represa Municipal, obrigou moradores a se proteger ao andar nas vias públicas, derrubou árvores e deixo (Edvaldo Santos 13/10/2025)
Galeria
Chuva desta segunda-feira recuperou o nível da Represa Municipal, obrigou moradores a se proteger ao andar nas vias públicas, derrubou árvores e deixo (Edvaldo Santos 13/10/2025)
Ouvir matéria

O temporal registrado na tarde desta segunda-feira, 13, em Rio Preto, transformou a paisagem da cidade, que escureceu em plena tarde, alterou a rota de um voo e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil por toda a cidade. Houve registro de quedas de árvores em diversas partes da cidade. Veja quadro ao lado.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que as chuvas mais volumosas no estado de São Paulo ocorreram em Rio Preto. Somente a estação do bairro Jardim Nazareth registrou, nas últimas seis horas, 36,6 milímetros de chuva.

Para outubro são esperados 141 mm, segundo o engenheiro sanitarista José Mário Ferreira de Andrade. "Até as 15h50, o volume acumulado somava 47,2 mm - suficientes para iniciar a recomposição da umidade natural do solo e dos níveis dos reservatórios. Houve queda da temperatura e no aumento da umidade relativa do ar, marcando o fim do período da estiagem e das queimadas", diz.

Previsto para pousar às 14h05 no aeroporto de Rio Preto, o voo LA 4666, da Latam, que saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, teve de retornar para São Paulo em função do mau tempo. Procedimento de segurança na aviação, a medida é adotada quando os pilotos entendem não haver condições para efetuar um pouso seguro.

Segundo o Metar (Relatório Meteorológico de Aeródromo), emitido pelo Aeroporto de Rio Preto às 14 horas, o vento estava com velocidade de 22 nós (40 km/h) com chuva e tempestade de raios, além de uma visibilidade horizontal de 4 quilômetros.

Na região central de Rio Preto, a Guarda Municipal, com o apoio do Corpo de Bombeiros, interditou uma das faixas da rua Marechal Deodoro, em frente ao Fórum de Rio Preto, por conta do risco de desabamento de uma vidraça. O risco de colapso da estrutura, instalada na fachada do edifício Bechara José Hage, mobilizou técnicos da Defesa Civil.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru, a chuva persiste até a tarde de terça-feira, 14, com pancadas isoladas na cidade de Rio Preto, causada pela frente fria vinda do Sul do Estado de Minas Gerais.

Na quarta-feira, 15, o tempo estabiliza e a chuva para, com temperatura média de 30° e céu nublado. Na quinta-feira, 16, o clima da região volta a esquentar, com temperaturas máximas variando entre 30° a 32°, sem chuva.

Já na sexta, outra frente fria chega na cidade e a temperatura fica mais baixa, e chove por todo o fim de semana, de acordo com meteorologistas do IPMet.

Em Barretos, uma caixa d’água despencou do alto de um prédio em construção no início da tarde desta segunda-feira, 13, no centro da cidade, após uma forte chuva atingir o município. O incidente, que por pouco não terminou em tragédia, ocorreu em uma região de grande movimento, próxima à Santa Casa e ao Terminal Urbano de ônibus.

A estrutura atingiu parte da fiação da rede de distribuição elétrica, o que levou o Corpo de Bombeiros a interditar temporariamente a passagem de pedestres e veículos para evitar acidentes.

(Com Marco Antonio dos Santos, Lucas Israel e colaboração de Maria Fernanda Rufino)

Balanço

Árvore sobre veículo

  • Rua Sérgio Garcia – Bairro São Miguel Arcanjo

  • Avenida Mirassolândia – Bairro Ana Célia

  • Árvore sobre portão de edificação

  • Bairro Solo Sagrado

Árvore caída em poste de energia de edificação

  • Chácara localizada no município de Bady Bassitt

Árvore caída em via pública

  • Rua Fausta Colus de Carvalho – Residencial Macedo Teles

  • Rua Miguel Landutti – Vila Joaquim

  • Rua Catarina Nucci Parise – Jardim Vivendas

  • Rua Ermelinda Bianchi – Bady Bassitt

  • Rua José Verardi – Residencial Santa Ana

  • Rua Nelson Vitalino – Vila Toninho

  • Rua Dr. Loft João Bassitt

Objeto com risco de queda (janela de vidro)

  • Rua Marechal Deodoro – Centro

Queda de fio energizado sobre veículo

  • Avenida Alberto Andaló x Rua Independência – Centro

As ocorrências foram prontamente atendidas, sem registro de vítimas.

Fonte: Orival Santana Junior, comandante do 13º Grupamento de Bombeiros