Diário da Região
CONGESTIONAMENTO

Com o trânsito parado na Washington Luís, motoristas cortam caminho pela marginal em Rio Preto

Obras da terceira faixa da rodovia continuam a provocar congestionamento no sentido Rio Preto-Mirassol

por Diego Bressant*
Publicado em 19/08/2025 às 12:00Atualizado em 19/08/2025 às 20:56
Motoristas invadem canteiro lateral e avançam pela marginal Comendador Vicente Filizola, em Rio Preto (Colaboração/Leitor)
Motoristas invadem canteiro lateral e avançam pela marginal Comendador Vicente Filizola, em Rio Preto (Colaboração/Leitor)
Ouvir matéria

O trânsito na Washington Luís (SP-310), entre Rio Preto e Mirassol, segue congestionado devido às obras da terceira faixa. Na manhã desta terça-feira, 19, motoristas tentaram fugir do trânsito parado cortando o canteiro lateral.

Em fotos e vídeos enviados ao Diário, é possível ver os veículos parados ainda em um trecho de Rio Preto. Diante disso, motoristas arrumaram uma maneira de tentar avançar, invadindo o canteiro lateral e cortando pela marginal Comendador Vicente Filizola, próximo ao Recinto de Exposições.

A "criação" de uma alça alternativa representa infração de trânsito enquadrada no artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata sobre "transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 880,41.

Segundo a Ecovias Noroeste Paulista, não houve novas interdições ou acidentes que justificassem o congestionamento, apenas o horário de pico e o afunilamento no trecho das obras, devido à grande demanda de veículos. As obras seguem do quilômetro 447 ao 452, em Mirassol, sobre o viaduto, com interdições na faixa da esquerda em ambos os sentidos.

No fim da tarde desta terça, a Polícia Rodoviária Estadual colocou viaturas no local para evitar a infração de trânsito.

*Estagiário sob supervisão de Bruno Ferro