Corpo de Bombeiros de Rio Preto ganha drones apreendidos pela Receita Federal
Oito drones apreendidos em operações contra descaminho foram doados ao Corpo de Bombeiros de Rio Preto

O 13° Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Rio Preto, recebeu nesta quarta-feira, 8, uma doação de oito drones apreendidos em operações de fiscalização contra contrabando e descaminho da Receita Federal.
Os drones serão usados como apoio aéreo para aprimorar o combate a incêndios, além de monitoramento e mapeamento mais rápido, em especial em áreas de difícil acesso. Serão usados também em vigilância de grandes terrenos, localização de possíveis vítimas em áreas de desastre, localização de entradas e saídas seguras em salvamentos e avaliação de riscos antes da entrada das equipes em solo.
A doação foi feita pela Delegacia da Receita Federal em Rio Preto, representada pelo delegado Paulo Sérgio Cláudio, acompanhado de Sônia Xavier Rego e Luiz Antônio Doimo. Após as apreensões, os itens passam pelos trâmites legais e houve a declaração de pena de perdimento, o que possibilitou a doação.
Segundo o 1º Tenente Daniel Henrique, a doação beneficiará diretamente os 96 municípios sob jurisdição do Corpo de Bombeiros de Rio Preto, abrangendo uma população estimada em aproximadamente 1,5 milhão. Ele afirma que representa um relevante incremento operacional ao 13º Grupamento de Bombeiros. As operações apoiadas por drones auxiliam no trabalho e segurança dos profissionais do Corpo de Bombeiros e aumenta a chance da preservação da vida, meio ambiente e propriedades públicas e privadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as operações com drone na corporação são executadas exclusivamente por profissionais devidamente habilitados e treinados.
Os equipamentos
Segundo a Receita Federal, os drones doados têm câmeras de alta resolução (diurna, noturna e possível visão termal – infravermelho); longa autonomia e alcance de voo; alto alcance de sinal; capacidade para transportar pequenos pacotes de comunicação e equipamentos leves; e transmissão de imagens em tempo real.
*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro