Diário da Região

Estudantes da Famerp vão orientar passageiros no Terminal Urbano

Os alunos do curso de enfermagem vão orientar sobre obesidade, diabetes e hipertensão com atendimento humanizado e gratuito na segunda, 29, e terça, 30

por Da Redação
Publicado em 27/09/2025 às 16:20Atualizado em 27/09/2025 às 16:20
Alunos de enfermagem vão dar orientação sobre pressão arterial (Famerp)
Galeria
Alunos de enfermagem vão dar orientação sobre pressão arterial (Famerp)
Ouvir matéria

Estudantes do curso de Enfermagem da Famerp vão realizar uma campanha de conscientização sobre obesidade, diabetes e hipertensão no Terminal Urbano de Rio Preto. A ação acontecerá na segunda e terça-feira, dias 29 e 30, das 7h às 12h.

A iniciativa faz parte da disciplina "Processo de Cuidar" e do projeto de extensão de curricularização, e oferece atendimento humanizado e gratuito à população.

Os alunos farão aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação do IMC e distribuição de panfletos educativos. A atividade é coordenada pela Professora Doutora Kátia Jaira Galisteu e conta com o apoio da Doutora Silvia Albertini, docente de Nutrição.

Além disso, será aplicado um questionário clínico sobre histórico de saúde, hábitos alimentares e fatores de risco para doenças crônicas. Se necessário, os participantes poderão ser encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

"Este projeto de extensão reforça o compromisso da Famerp em levar conhecimento e cuidado à população fora dos muros da universidade. O objetivo é orientar de forma clara e acessível sobre os riscos da obesidade, hipertensão e diabetes. São doenças crônicas que afetam milhões de brasileiros e que podem ser prevenidas com informação e hábitos saudáveis", explica a professora Kátia Jaira Galisteu.

Silvia Albertini alerta que a obesidade é um problema de saúde pública crescente no Brasil. "Hoje, mais da metade da população já apresenta algum grau de obesidade, segundo dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), do Ministério da Saúde", afirma.

Segundo dados do SISVAN, divulgados em março de 2024 em alusão ao Dia Mundial de Combate à Obesidade, 34,66% da população brasileira avaliada apresentava algum grau de obesidade. Entre os mais de 26 milhões de brasileiros analisados, 21,31% têm obesidade grau I, 8,67% apresentam grau II, e 4,63% sofrem de obesidade mórbida (grau III). Esses números reforçam a urgência de campanhas como a da Famerp, que atuam diretamente na prevenção e no cuidado à saúde.

Embora o foco da ação seja em adultos e idosos, crianças e adolescentes também poderão ser atendidos, caso necessário. A equipe estará preparada para acolher e orientar todas as faixas etárias, priorizando a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Campanha Famerp de conscientização sobre obesidade, diabetes e hipertensão

Data: Dias 29 e 30 de setembro (segunda e terça-feira), das 7h às 12h

Local: Terminal Rodoviário Urbano de São José do Rio Preto

Realização: Curso de Enfermagem da Famerp