Diário da Região
SAÚDE OCULAR

Evento em shopping orienta famílias sobre diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos 

Riopreto Shopping recebe ação “De Olho nos Olhinhos”, que alerta para doenças silenciosas na visão de crianças, no sábado, 13

por Salomão Boaventura
Publicado em 08/09/2025 às 10:26Atualizado em 08/09/2025 às 13:26
Inspirada em mobilização nacional, campanha em Rio Preto oferece orientações sobre saúde ocular infantil (Freepik/Banco de Imagens)
Galeria
Inspirada em mobilização nacional, campanha em Rio Preto oferece orientações sobre saúde ocular infantil (Freepik/Banco de Imagens)
Ouvir matéria

Os olhos das crianças guardam histórias que nem sempre podem ser observadas à primeira vista. Para ajudar famílias a decifrar esses sinais silenciosos, o Riopreto Shopping recebe no sábado, 13 de setembro, das 13h às 16h, a edição 2025 da campanha “De Olho nos Olhinhos”. A ação gratuita convida pais e cuidadores a aprender como reconhecer indícios de doenças que afetam a visão infantil, reforçando a urgência do diagnóstico precoce.

Inspirada na mobilização nacional em torno do caso da filha do apresentador Tiago Leifert, diagnosticada ainda bebê com retinoblastoma — um tipo raro de câncer ocular —, a campanha vai além desse exemplo e chama atenção também para outras doenças que, apesar de não causarem dor, podem comprometer a visão de forma irreversível.

“A campanha mira no retinoblastoma, que é uma doença rara — e acerta em muitas outras. Ano passado, por exemplo, identificamos uma catarata congênita em uma criança durante a ação no shopping. Isso pode ter salvado a visão dela”, afirma a oftalmologista Thaisa Barbosa, responsável técnica pela iniciativa.

O evento será conduzido pela jornalista Bruna Bârbosa, em parceria com a equipe de Oftalmologia do Hospital de Base de Rio Preto, referência regional na área. Durante a programação, não serão realizadas consultas ou exames, mas sim orientações especializadas para pais e responsáveis. Entre os temas abordados estarão sinais de alerta, prevenção, a importância do acompanhamento médico e cuidados com a visão nos primeiros anos de vida.

A programação inclui ainda a distribuição de materiais informativos, um espaço de escuta e acolhimento e folders educativos para as crianças colorirem, em uma proposta lúdica de aprendizado.

Segundo os organizadores, muitas doenças oculares na infância podem passar despercebidas por não provocarem dor, mas que são capazes de deixar marcas permanentes se não identificadas a tempo. No caso do retinoblastoma, o diagnóstico precoce pode significar não apenas salvar a visão, mas também preservar a vida.