Diário da Região
prevenção

Famerp realiza ação sobre câncer de cabeça e pescoço no Centro de Rio Preto

Equipe da faculdade fará dinâmicas com a população, além da entrega de brindes, nesta segunda-feira, 28. Objetivo é alertar sobre os sinais da doença

por Da Redação
Publicado em 26/07/2025 às 14:43Atualizado em 26/07/2025 às 17:44
Ação faz parte da campanha Julho Verde, que conscientiza sobre câncer de cabeça e pescoço (Divulgação)
Ação faz parte da campanha Julho Verde, que conscientiza sobre câncer de cabeça e pescoço (Divulgação)
Ouvir matéria

Com o objetivo de alertar a população sobre os sinais, sintomas e formas de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) promove uma ação de conscientização, na próxima segunda-feira, 28, no Centro da cidade.

Cerca de 50 pessoas, entre professores, alunos de graduação, pós-graduação e residentes, participarão da mobilização, distribuindo materiais informativos no Mercado Municipal e no Poupatempo, das 10h às 15h. Além da distribuição de panfletos, a equipe realizará dinâmicas de perguntas e respostas com a população, com entrega de brindes para quem participar.

A iniciativa faz parte da Campanha Julho Verde, movimento mundial que destaca a importância do diagnóstico precoce e da prevenção desse tipo de câncer, que é considerado mutilante e, na maioria dos casos, diagnosticado em estágio avançado.

De acordo com a geneticista e pesquisadora da Famerp, Profª Drª. Eny Maria Goloni Bertollo, a ação busca ampliar o conhecimento da comunidade sobre a doença. “É fundamental que as pessoas reconheçam os sinais de alerta do câncer de cabeça e pescoço e saibam que é possível prevenir. Muitas vezes os sintomas são ignorados, mas a doença é grave, mutilante e, quando diagnosticada tardiamente, dificulta as chances de sucesso no tratamento”, destaca.

A especialista também reforça a importância de procurar atendimento médico ao notar qualquer alteração. “Se a pessoa identificar uma ferida persistente, uma mancha ou um caroço que não desaparece, é essencial buscar avaliação o quanto antes. O diagnóstico precoce pode salvar vidas e evitar tratamentos mais agressivos”, completa Eny.

Nos seis primeiros meses de 2025, o Hospital de Base de Rio Preto realizou mais de 4 mil atendimentos a pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço.

Além da ação de rua, a Famerp vem realizando diversas iniciativas em alusão ao Julho Verde. No último dia 11 de julho, foi promovido o 1º Simpósio Julho Verde de Câncer de Cabeça e Pescoço, voltado à atualização científica e acadêmica. Para ampliar ainda mais a conscientização, no dia 8 de agosto, a Profª Drª. Eny fará uma apresentação na Câmara Municipal sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O Dia Municipal de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho, reforçando a importância de iniciativas como esta para a saúde da população.