Diário da Região
Saúde 

Famerp reúne especialistas de todo o país na Jornada Paulista de Dermatologia

Evento celebra 55 anos da residência em dermatologia do Hospital de Base, a especialização mais concorrida da instituição

por Joseane Teixeira
Publicado em 19/09/2025 às 11:03Atualizado em 19/09/2025 às 14:05
Dermatologista João Roberto Antonio, chefe do departamento de dermatologia do Hospital de Base (Guilherme Baffi/Arquivo)
Galeria
Dermatologista João Roberto Antonio, chefe do departamento de dermatologia do Hospital de Base (Guilherme Baffi/Arquivo)
Ouvir matéria

No ano em que a residência em Dermatologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) celebra o Jubileu de Esmeralda (55 anos), a instituição recepciona especialistas de todo o País em um dos eventos mais importantes da categoria – a Jornada Paulista de Dermatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (regional São Paulo).

O evento é realizado nesta sexta-feira, 19, e sábado, 20, no Centro de Convenções da Famerp.

Segundo o médico João Roberto Antonio, chefe da residência em Dermatologia do Hospital de Base, a Jornada abordará temas como inteligência artificial em Dermatologia, terapêuticas intra-lesionais, procedimentos dermatológicos que permanecem essenciais, terapias imunobiológicas personalizadas nas doenças dermatológicas e estudos de casos raros e desafiadores.

Entre os especialistas convidados para palestrar estão Adriana Caldas, Moyses Lemos, Samir Arbache, Livia Arroyo Trídico, Jade Cury, Bogdana Victória Kadunc, Shirlei Borelli, Carlos Roberto Antonio, além do próprio anfitrião, João Roberto Antonio.

“Recepcionar um evento tão importante como esse chancela a importância da Famerp, que receberá especialistas renomados de uma ponta a outra do Brasil, com repercussão internacional, visto que as pesquisas desenvolvidas por eles têm impacto no mundo todo”, diz.

O médico João Roberto afirma que a residência médica em Dermatologia é a mais concorrida da instituição, interesse que ele atribui à ampliação das competências da especialidade.

“Antes, o dermatologista apenas clinicava, hoje o especialista realiza cirurgias para identificação e remoção de cânceres e outras lesões, além da cosmiatria, que são técnicas e procedimentos visando a melhoria estética”, explica.

Outro papel importante da instituição é o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde. Somente o ambulatório de dermatologia do Hospital de Base é responsável por aproximadamente 24 mil atendimentos por ano.

Entre os pacientes assistidos pela unidade está Tamires Vilela dos Reis, de 25 anos, que é de José Bonifácio e está inserida no serviço desde 2014, após ser diagnosticada com psoríase. “O que mais me impacta no atendimento é o acolhimento. Pra mim, é como se fosse uma família. Os médicos passam por você, te cumprimentam, perguntam como estamos, se estamos sentindo algo diferente. Na consulta são prestativos, tiram todas as nossas dúvidas, eles sempre estão no melhor deles”, afirma.

São esperados 120 participantes na Jornada Paulista de Dermatologia. O evento é restrito para médicos associados a SBD.