Diário da Região
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Arprom e Famerp promovem Feira de Profissões em Rio Preto

Evento no Sesc, promovido pelos estudantes de Psicologia da Famerp, será nesta quarta-feira, 19

por Maria Fernanda Rufino
Publicado em 18/11/2025 às 18:44Atualizado em 18/11/2025 às 18:44
Alunos do segundo ano de psicologia da Famerp (Divulgação)
Galeria
Alunos do segundo ano de psicologia da Famerp (Divulgação)
Ouvir matéria

Apresentar a jovens de 14 a 18 anos diversas oportunidades educacionais e profissionais. Esse é o intuito da Feira de Profissões promovida pela Associação Riopretense de Promoção ao Menor (Arprom) e o curso de Psicologia da Famerp. O evento será realizado no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira, 19, das 14h às 16h.

Os alunos 500 alunos matriculados na Arprom poderão conhecer informações sobre cursinhos preparatórios para o vestibular, cursos de graduação e instituições da cidade e cursos técnicos. Vão participar do evento Famerp, Sesc, Unip, Unirp, Unilago, Unorte, Fatec, Unesp, Instituto Federal, Vasco, Kelvin, Uniterp, ITSP Cursos, Instituto Mix e Senac.

Waldemar Brentan, presidente da Arprom, conta que a ideia da feira nasceu do projeto “De Olho no Futuro”. "O projeto foi desenvolvido pela equipe da instituição em parceria com estagiárias voluntárias de Psicologia. O principal objetivo é orientar adolescentes sobre as políticas públicas educacionais, como Enem, Prouni, Fies, vestibulares, cursos técnicos, permanência estudantil e outras possibilidades de formação.”

O presidente aponta a falta de acesso à informação sobre educação de muitos jovens e diz que o projeto busca amenizar isso.

De acordo com Brentan, a escolha do Sesc foi estratégica. "A realização do evento no Sesc é fundamental, pois, além de possibilitar o acesso às atividades do projeto, também assegura a promoção da cultura, do esporte e do lazer — aspectos que fazem parte de nossa missão de garantir direitos e ampliar vivências formativas.”

Em 2025, a feira será realizada como um Projeto de Extensão à Comunidade, com a participação da 8ª turma de Psicologia da Famerp. De acordo com o diretor geral da Famerp, Helencar Ignácio, projetos sociais como esse mostram o papel essencial de faculdades públicas. “A Feira de Profissões materializa a missão da Famerp de integrar ensino, pesquisa e compromisso social.”

A estudante Giovanna Picelli, do segundo ano de Psicologia, participou do projeto ao longo do ano. "A feira surge nesse momento como finalização do projeto, porque, uma vez que eles já conhecem as instituições, agora vão poder ter contato, perguntar um pouco mais sobre os cursos para quem realmente está dentro de cada uma dessas instituições.”

*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro