Diário da Região

Frente fria deve derrubar temperatura em Rio Preto

No sábado a mínima poderá chegar a 15 graus, e no domingo, a 10 graus; tendência de queda permanece na próxima semana

por Redação
Publicado em 05/08/2025 às 20:27Atualizado em 05/08/2025 às 23:32
Diário da Região
Diário da Região
Ouvir matéria

Moradores de Rio Preto e região podem se preparar para enfrentar um período de muito frio nos próximos dias. A queda de temperatura começa a se intensificar no final de semana, 9 e 10 de agosto, na cidade, incentivando as pessoas e tirar os casacos do armário.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), no sábado a mínima poderá chegar a 15 graus, e no domingo, a 10 graus. Já informações do Climatempo indicam que a previsão mínima pode chegar a 14 graus no sábado e 9 graus no domingo.

O frio não vai dar trégua tão cedo e vai se estender para os dias seguintes. Na próxima segunda-feira, 11, segundo o CPTEC, as temperaturas podem despencar ainda mais, chegando a 5 graus. No entanto, de acordo com as previsões do Climatempo, a mínima prevista para o mesmo dia deve estar em torno dos 10 graus.

Zildene Pedrosa, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), de Bauru, informou que a frente fria chega ainda na sexta-feira, 8, porém o ápice do frio no fim de semana deve ocorrer no sábado. A temperatura poderá atingir entre 8 e 9 graus na madrugada de domingo, com possibilidade de chuvas isoladas e trovoadas.

“Nós estamos no inverno, uma estação seca e fria. Essa frente fria que vai passar trará, atrás dela, uma massa de ar de origem polar que vai derrubar as temperaturas, como aconteceu em outras oportunidades, como no mês de junho, no Estado”, acrescenta a meteorologista.

Zildene ressalta, no entanto, que pode haver variação significativa nessas previsões, para mais ou para menos. “Quanto mais longe a previsão, mais imprecisa é”, pondera a profissional.

Nesta terça-feira, 5, que foi chuvosa em Rio Preto, a temperatura mínima atingiu 18,1 graus, segundo medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A cidade amanheceu com tempo fechado, inclusive exigindo bem no início do dia que os motoristas circulassem mantendo os veículos com faróis acesos. No decorrer do dia, apesar do aumento da temperatura, muita gente, mais precavida, não desgrudou dos casacos mesmo depois do meio-dia.

(Colaborou Diego Bressant)