Homem tem prejuízo de R$ 12,5 mil após criminosos criarem conta bancária utilizando seus dados em Rio Preto

Um homem de 55 anos teve um prejuízo de R$ 12,5 mil após criminosos criarem uma conta bancária utilizando seus dados e realizarem empréstimos e transferências. O caso ocorreu nesta quarta-feira, 24, em Rio Preto.
Segundo o boletim de ocorrência, o homem procurou a delegacia após constatar que pessoas desconhecidas, utilizando seus dados, realizaram a abertura de uma conta bancária em uma agência em Rio Preto. Além disso, realizaram empréstimos bancários utilizando seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Após a contratação indevida do empréstimo, os criminosos realizaram transferências dos valores, totalizando R$ 12,5 mil.
O caso foi registrado como furto e encaminhado ao 3º Distrito Policial.
Em nota, a Caixa afirmou que "o cliente compareceu à Agência Maceno (SP), recebendo atendimento e todas as orientações necessárias para a demanda apresentada. Em respeito ao sigilo bancário, as informações são repassadas diretamente ao cliente".
Confira a nota na íntegra:
"A CAIXA informa que o cliente compareceu à Agência Maceno (SP), recebendo atendimento e todas as orientações necessárias para a demanda apresentada. Em respeito ao sigilo bancário, as informações são repassadas diretamente ao cliente.
O banco possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança em seus processos. Além disso, atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que auxiliam no combate a fraudes e golpes.
A CAIXA ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. E destaca que aperfeiçoa continuamente os critérios de segurança em movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias diante dos modus operandi identificados.
Em caso de movimentações e operações de FGTS não reconhecidas pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas de forma individualizada e considerando os detalhes de cada ocorrência e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente."
*Estagiário sob supervisão de Bruno Ferro