Hospital de Base de Rio Preto promove ações gratuitas para conscientização sobre o câncer de mama
Evento contará com serviços de beleza e palestras de profissionais da saúde sobre a importância dos exames e do autocuidado na segunda-feira, 6, no estacionamento do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

O Hospital de Base realizará na segunda-feira, 6, uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. O evento começa às 8h no estacionamento do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e a entrada é gratuita com apresentação da banda da Polícia Militar.
No local, a população terá acesso aos serviços de beleza da empresa de cosméticos capilares La'brizza, e a partir das 9h30 a chefe do Serviço de Mastologia e Mamografia do Hospital de Base (HB), Silvia Perea, ministra palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce ao lado de José Luiz Esteves, mastologista do HB.
No período da tarde, Vitor Toniollo Sarni, também mastologista do Hospital de Base, continuará a palestra. O objetivo, segundo a médica, é conscientizar sobre a importância da mamografia e desmentir informações falsas sobre o exame. “Vamos estar lá para esclarecer dúvidas. Sempre frisamos que não se deve ter medo de fazer o exame”.
A palestra também abordará a importância de “cuidar de quem cuida”, com ações voltadas para cuidadoras atendidas pelo Instituto Lucy Montoro.
Silvia destaca a nova recomendação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que o exame de mamografia seja feito a partir dos 40 anos, diferente de como era antes, dos 50 a 69 anos. “Aqui, (no Hospital de Base) desde sempre fazemos o exame a partir dos 40 anos na rede pública”, conclui Silvia.
O Complexo Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto), que é composto pelo Hospital de Base, é referência no Brasil no tratamento de câncer pelo SUS. Ações como essa são fundamentais para conscientização da população da importância do autocuidado. Quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores são as chances de cura e menos invasivo o tratamento poderá ser.
*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro