Hospital Municipal completa três anos com 186 mil atendimentos
Referência em média complexidade, a unidade zerou a fila de cirurgias eletivas

Cento e oitenta e seis mil atendimentos, 25 mil cirurgias e 95% de taxa de satisfação. Esse é o balanço dos três anos de operação do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, administrado pela Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme).
Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 21, o diretor executivo da Funfarme, Horácio Ramalho, destacou que a maior conquista da unidade, referência em média complexidade clínica e cirúrgica, foi zerar a fila de espera por cirurgias eletivas, principalmente das especialidades oftalmológica e ortopédica.
Nos três anos de funcionamento, o HM atendeu 54.386 moradores de todas as regiões da cidade.
Um deles é o técnico de celular Aurélio Miguel Santana, de 33 anos.
Morador do bairro Jardim das Oliveiras, ele sofreu um acidente de moto e fraturou a mão.
“O acidente foi em um sábado. Fui atendido na UPA Jaguaré, o ortopedista me avaliou e já saí de lá com a cirurgia agendada para segunda-feira de manhã. Não precisei ficar internado aguardando o procedimento, o que achei ótimo”, conta.
No HM, Miguel foi operado e recebeu alta médica no mesmo dia. Nesta terça-feira, 21, ele compareceu à consulta de retorno.
“Fui muito bem tratado, dos médicos à equipe da cozinha”, diz.
Durante o cerimonial, o diretor do HM, Marcelo Villaça, afirmou que a unidade nunca superou o teto orçamentário, embora tenha cumprido todas as metas estabelecidas em contrato.
Já o prefeito, Coronel Fábio Cândido, reforçou que o Hospital Municipal é estratégico para suporte das Unidades de Pronto Atendimento. Os leitos de internação contribuem para a redução do tempo de permanência de pacientes nas UPAs.
Ele anunciou ainda que pretende ampliar o número de leitos por meio de um aditivo no contrato.