Incêndio atinge Floresta Estadual em Rio Preto
Caminhões do Corpo de Bombeiros, helicóptero Águia e uma aeronave agrícola trabalham em ação coordenada

Um incêndio de grandes proporções atinge parte da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em Rio Preto, na tarde desta terça-feira, 30.
Segundo informações apuradas pela reportagem, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e seis da Prefeitura trabalham no combate a quatro focos de incêndio, com o apoio do helicóptero Águia e de uma aeronave da Imagem Aviação Agrícola.
Rio Preto registrou 37,2 graus nesta terça-feira, 30, segundo a Cetesb. É a maior temperatura registrada neste ano.
De acordo com a Defesa Civil, o fogo atingiu partes de áreas de replantio da Cofco, da Prefeitura de Rio Preto e da Floresta Estadual. A maior parte atingida foi área de preservação permanente da Estação Ecológica.
“Não é possível ainda precisar a área atingida e a quantidade de mudas, só após a extinção e resfriamento do local e posterior rescaldo as equipes terão dados numéricos mais precisos”, informou o órgão.
O fogo atinge uma região que fica no centro da área de preservação e desafia as equipes pela dificuldade de acesso ao local.
Assim que a área estiver segura, a Polícia Ambiental irá acionar a perícia técnica para apurar as causas do incêndio e possíveis responsáveis.
De acordo com informações preliminares da Secretaria de Meio Ambiente, as áreas de plantio da Prefeitura estavam limpas e com aceiro, havia pouco material combustível fazendo com que o fogo passasse rápido e causasse menos danos. Uma equipe técnica fará a avaliação para mensuração nesta quarta-feira, 1º de outubro.
No último sábado, 27, um incêndio já havia castigado a mesma região.