Diário da Região
Impacto ambiental

Incêndio atinge Floresta Estadual em Rio Preto

Caminhões do Corpo de Bombeiros, helicóptero Águia e uma aeronave agrícola trabalham em ação coordenada

por Joseane Teixeira
Publicado há 11 horasAtualizado há 7 horas
Defesa Civil combate incêndio (Defesa Civil)
Galeria
Defesa Civil combate incêndio (Defesa Civil)
Ouvir matéria

Um incêndio de grandes proporções atinge parte da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, em Rio Preto, na tarde desta terça-feira, 30.

Segundo informações apuradas pela reportagem, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e seis da Prefeitura trabalham no combate a quatro focos de incêndio, com o apoio do helicóptero Águia e de uma aeronave da Imagem Aviação Agrícola.

Rio Preto registrou 37,2 graus nesta terça-feira, 30, segundo a Cetesb. É a maior temperatura registrada neste ano.

De acordo com a Defesa Civil, o fogo atingiu partes de áreas de replantio da Cofco, da Prefeitura de Rio Preto e da Floresta Estadual. A maior parte atingida foi área de preservação permanente da Estação Ecológica.

“Não é possível ainda precisar a área atingida e a quantidade de mudas, só após a extinção e resfriamento do local e posterior rescaldo as equipes terão dados numéricos mais precisos”, informou o órgão.

O fogo atinge uma região que fica no centro da área de preservação e desafia as equipes pela dificuldade de acesso ao local.

Assim que a área estiver segura, a Polícia Ambiental irá acionar a perícia técnica para apurar as causas do incêndio e possíveis responsáveis.

De acordo com informações preliminares da Secretaria de Meio Ambiente, as áreas de plantio da Prefeitura estavam limpas e com aceiro, havia pouco material combustível fazendo com que o fogo passasse rápido e causasse menos danos. Uma equipe técnica fará a avaliação para mensuração nesta quarta-feira, 1º de outubro.

No último sábado, 27, um incêndio já havia castigado a mesma região.