Diário da Região
PREVENÇÃO

Iniciativa do HB orienta sobre o câncer de mama em Rio Preto

Evento será aberto às 8h no estacionamento do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, a partir das 9h30, começa série de palestras

por Redação
Publicado em 04/10/2025 às 17:25Atualizado em 06/10/2025 às 19:48
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

O Hospital de Base, por meio da Associação de Voluntários (AVOHB), promove nesta segunda-feira, 6, uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. O evento começa às 8h no estacionamento do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e a entrada é gratuita. Haverá apresentação da banda da Polícia Militar.

A partir das 9h30 a chefe do Serviço de Mastologia e Mamografia do Hospital de Base (HB), Silvia Perea, ministra palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce ao lado de José Luiz Esteves, mastologista do HB. No local, a população terá acesso aos serviços de beleza de uma empresa de cosméticos capilares.

No período da tarde, Vitor Toniollo Sarni, também mastologista do Hospital de Base, continuará a fase de palestras. O objetivo, segundo os organizadores, é conscientizar sobre a importância da mamografia e desmentir informações falsas sobre o exame. “Vamos estar lá para esclarecer dúvidas. Sempre frisamos que não se deve ter medo de fazer o exame”, diz a médica.

As palestras também abordarão a importância de “cuidar de quem cuida”, com ações voltadas para cuidadoras atendidas pelo Instituto Lucy Montoro.

Silvia destaca a nova recomendação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que o exame de mamografia seja feito a partir dos 40 anos, diferente de como era antes, dos 50 a 69 anos. “Aqui, (no Hospital de Base) desde sempre fazemos o exame a partir dos 40 anos na rede pública”, conclui Silvia.

O Complexo Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto), que é composto pelo Hospital de Base, é referência no Brasil no tratamento de câncer pelo SUS. Ações como essa são fundamentais para conscientização da população da importância do autocuidado. Quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores são as chances de cura e menos invasivo o tratamento poderá ser.

A prevenção do câncer de mama envolve a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames regulares para detectar a doença em estágios iniciais. Praticar atividade física, manter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar e controlar o peso corporal também são medidas que ajudam a reduzir o risco.

(Colaborou Maria Fernanda Rufino)