Menino de 10 anos morre em meio à disparada de ataques de escorpião em Rio Preto
Vítima brincava em quadra da Vila Toninho quando foi picada; de janeiro a junho deste ano, foram 785 ataques em Rio Preto, 72% a mais que no primeiro semestre do ano passado

Um menino de 10 anos morreu neste domingo, 3, após ser picado por um escorpião na última sexta-feira, 1, em terreno ao lado de uma quadra poliesportiva na Vila Toninho, em Rio Preto. Kauan Hummel chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro do bairro, depois transferido para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), mas não resistiu aos efeitos do veneno. De janeiro a junho deste ano, os casos passaram de 456 para 785 apenas no primeiro semestre de 2025. Especialista suspeita que a causa possa ser o aquecimento global que pode ter aumentado a população do animal invertebrado.
O pai do menino, Rodrigo Pereira Hummel, de 35 anos, contou que o filho costumava jogar bola na quadra do bairro, próxima à casa da família, e que nunca havia ocorrido nenhum incidente no local.
"Ele disse que foi pegar uma pedra no chão para derrubar uma goiaba de um pé de goiabeira ali perto, quando sentiu uma picada muito forte. Correu para casa pedindo socorro. Levamos ele rapidamente para a UPA. Depois que os médicos souberam o que tinha acontecido, ele foi transferido para o HCM, onde recebeu o antídoto," relatou o pai.
Kauan ficou internado no HCM da noite de sexta-feira até as 7h da manhã de domingo, quando os pais foram informados da morte do menino.
"A gente agradece todo o cuidado médico que ele recebeu, mas infelizmente ele não aguentou. Ninguém imagina a dor que eu e a mãe dele estamos sentindo neste momento," lamentou o pai.
Para Rodrigo, a imagem que fica do filho, é de uma criança com muito sonho de ser tornar jogador de futebol do Sport Clube Corinthians, seu time de coração.
"A grande paixão do meu filho era jogar futebol. Ele inclusive estava em um time. Por isso, ele estava na quadra. Queria cada vez mais treinar para ficar tão bom que pudesse ser chamado para entrar no Corinthians. Ele levantava e dormia pensando nisso. Infelizmente, um escorpião acabou com esse sonho dele. Sempre protegemos ele, mantendo tudo limpo aqui em casa, porque minha mulher ja foi picada por escorpião, mas quem iria imaginar que ele fosse picado perto daquela quadra que ele tanto gostava", lamenta o pai.
O casal tem mais duas filhas adolescentes, e a esposa está grávida de mais uma menina.
O corpo de Kauan está sendo velado no Cemitério São João Batista, com sepultamento previsto para as 14h desta segunda-feira.
Por meio de nota, a direção do HCM informou que o menino deu entrada na instituição às 18h53 de sexta-feira, realizado todo o protocolo de atendimento de acidente escorpiônico, inclusive com realização de soro anti-escorpiônico e suporte hemodinâmico.
Também por manifestação por escrito, a Secretaria Municipal de Saúde diz que a Prefeitura realiza um mutirão de limpeza para combater a dengue e animais peçonhentos, com ações contínuas contra escorpiões, incluindo buscas noturnas em prédios públicos e visitas domiciliares para orientar a população.
A Vigilância Sanitária também atende denúncias de imóveis com risco de infestação por meio dos telefones 0800 770 5870 da Ouvidoraia e 136 do OuvidorSUS.
Como buscar socorro
O número de ataques de escorpiões tem crescido nos últimos anos em Rio Preto, acompanhando uma tendência de elevação gradual das temperaturas. Segundo o coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), Carlos Caldeira Mendes, há indícios de que o aquecimento global esteja diretamente relacionado ao aumento.
"A gente vem observando um crescimento constante nos casos de picada de escorpião no Brasil. Está triplicando a cada ano. Inicialmente, pensamos que fosse apenas aumento nas notificações, mas os casos graves e as internações também cresceram" afirma o coordenador.
Caldeira destaca que Rio Preto é uma das regiões mais quentes do estado de São Paulo, com clima favorável à proliferação do Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo — uma das espécies mais venenosas da América Latina.
"Em casos de picada em adultos, é possível procurar atendimento nas UPAs. Mas, em crianças com menos de dez anos, o recomendado é levá-las diretamente para um hospital que tenha o soro antiescorpiônico. Aqui em Rio Preto, esse atendimento é feito no HCM. quanto menor o peso do paciente — como no caso de crianças —, mais rápida e intensa é a ação do veneno. É o protocolo da Secretaria Estadual da Saúde" explica o especialista.
Como prevenir
Use telas em ralos de chão, pias e tanques
Vede as frestas nas paredes
Coloque soleiras nas portas
Afaste as camas e berços das paredes, e evite pendurar roupas fora de armários
Reboque paredes que apresentem vãos ou frestas
Tome cuidado ao manipular objetos onde os escorpiões possam se esconder, como calçados fechados no chão
Evite o acúmulo de lixo
Mantenha as lixeiras fechadas adequadamente
Mantenha jardins e quintais limpos, sem a presença de entulhos ou madeira
Mantenha a grama sempre cortada
Remova folhagens, arbustos e trepadeiras que estejam presentes nas paredes e muros
Solicite a limpeza de terrenos baldios vizinhos
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Reportagem