Diário da Região
In  Memoriam

Morre Lúcia Buchalla Bagarelli, professora da Famerp

Formada na Famerp em 1982, Lúcia foi contratada como docente em 1985 e dedicou 40 anos de sua vida à formação de médicos e ao desenvolvimento do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

por Joseane Teixeira
Publicado em 24/09/2025 às 09:49Atualizado em 24/09/2025 às 13:12
Lucia Buchalla Bagarelli (Reprodução Famerp)
Galeria
Lucia Buchalla Bagarelli (Reprodução Famerp)
Ouvir matéria

Morreu nesta terça-feira, 23, aos 67 anos, a médica Lúcia Buchalla Bagarelli, subchefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp). Ela sofreu um infarto em casa.

A professora, que completaria 68 anos no próximo domingo, 28, era casada e não deixa filhos.

Formada na Famerp em 1982, Lúcia foi contratada como docente em 1985 e dedicou 40 anos de sua vida à formação de médicos e ao desenvolvimento do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Ocupou a chefia do departamento por oito anos e, nos últimos anos, exercia o cargo de subchefe.

De acordo com a instituição, além do papel marcante como educadora, Lúcia era conhecida por sua atuação clínica exemplar. Trabalhou no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e mantinha consultório particular. O seu atendimento era pautado no cuidado individualizado, escuta atenta e profundo conhecimento sobre a saúde feminina.

"A Dra. Lúcia Buchalla Bagarelli foi uma mulher à frente do seu tempo. Como professora e médica, exerceu sua profissão com uma ética irrepreensível, competência técnica admirável e uma sensibilidade rara no cuidado com o outro. Sua contribuição à Famerp é inestimável", destaca o diretor geral da Famerp, Prof. Dr. Helencar Ignácio.

Nas redes sociais, a Famerp também manifestou pesar à família.

José Luis Esteves Francisco, diretor adjunto de administração da Famerp, afirmou que, para além da convivência de trabalho, ele perde uma amiga leal. “Trabalhar ao lado dela foi um privilégio”, disse.

"Foram muitos os seus ensinamentos em sala de aula, ambulatório e centro cirúrgico na formação de várias gerações de médicos. Desempenhou com mansidão e sabedoria o cargo de chefe do Departamento de GO da Famerp. Cumpriu a sua missão transmitindo os conhecimentos com profissionalismo e ética, e fica a gratidão pelo seu legado. O adeus é difícil, mas o agradecimento por ter a oportunidade de aprender com você é infinito. Sentiremos saudades", escreveu Izaura dos Santos Ramos, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Famerp

O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim da Paz. A cerimônia de cremação foi agendada para 17h desta quarta-feira, 24.