Diário da Região
Catolicismo

No Vaticano, arcebispo de Rio Preto recebe pálio das mãos do papa Leão 14

Faixa de lã branca usada sobre os ombros representa o bom pastor que carrega a ovelha, simbolizando a missão pastoral

por Joseane Teixeira
Publicado em 29/06/2025 às 11:06Atualizado em 30/06/2025 às 18:34
Dom Vilar recebe pálio do papa Leão 14 (Arquidiocese de Rio Preto 29/06/2025)
Dom Vilar recebe pálio do papa Leão 14 (Arquidiocese de Rio Preto 29/06/2025)
Ouvir matéria

O arcebispo dom Antonio Emidio Vilar recebeu na manhã deste domingo, 29, pelas mãos do papa Leão 14, o pálio, uma faixa de lã branca usada sobre os ombros do epíscopo que representa o bom pastor que carrega a ovelha, simbolizando a missão pastoral.

A cerimônia foi realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“Penso que este momento é de grande motivação não só pra mim, que estou recebendo esta nomeação, mas para toda a Arquidiocese e a província. O momento é de agradecer a Deus por estar colhendo frutos, mas também pedir forças e luz para continuar a plantação e trabalhar nesta unidade. Como o lema do papa Leão 14: 'Um em Cristo, somos todos um'. Esta compreensão que é Cristo que nos une. Olhos fixos Nele, a gente vai ter luz para lidar com tudo”, disse ao Diário.

Tradicionalmente, o pálio é entregue aos novos arcebispos no dia 29 de junho, dia de São Pedro que, de acordo com a Bíblia, é o primeiro papa, instituído por Jesus Cristo.

"É claro que neste dia santo, estar junto ao Papa Leão, que inicia o seu ministério petrino, foi um momento único na vida da gente. Ser agraciado de também receber o pálio, junto a 54 novos arcebispos do mundo inteiro, de todas as raças", afirmou.
Dom Vilar foi nomeado arcebispo no dia 22 de maio, juntamente com a elevação da diocese de Rio Preto a arquidiocese, sendo responsável pelas dioceses de Catanduva, Barretos, Jales e Votuporanga.

A missa de instalação da nova arquidiocese foi marcada para o dia 9 de julho, na Catedral de São José.

"É um momento de grande expectativa, muitos passos foram dados nestes 25 anos, então dia 9 de julho teremos a confirmação da instalação da Arquidiocese, chancelando assim a comunhão de toda comunidade católica que ajudou a construir essa história", finalizou.