Diário da Região
saúde

Número de pacientes em diálise cresce 31% na Funfarme e reforça alerta para prevenção de doenças renais

Simpósio de Qualidade em Diálise, que será realizado neste sábado no Hospital de Base, vai reunir especialistas em nefrologia, enfermagem e segurança do paciente

por Da Redação
Publicado em 01/08/2025 às 18:16Atualizado em 01/08/2025 às 21:16
Entre 2017 e 2024, o total de pessoas atendidas em diálise na Funfarme passou de 388 para 509 (Divulgação)
Entre 2017 e 2024, o total de pessoas atendidas em diálise na Funfarme passou de 388 para 509 (Divulgação)
Ouvir matéria

A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) de Rio Preto registrou um aumento expressivo no número de pacientes em tratamento dialítico nos últimos anos.

Para manter os profissionais atualizados e melhorar continuamente a assistência, a Funfarme realiza neste sábado, 2 de agosto, o 3º Simpósio de Qualidade em Diálise, das 7h30 às 13h, no Anfiteatro Mezanino do Hospital de Base.

O evento reunirá especialistas em nefrologia, enfermagem e segurança do paciente, com foco em temas como complicações agudas, acreditação hospitalar e gestão emocional.

“O foco principal do simpósio é a segurança do paciente em diálise. Isso é importante para manter a qualidade do serviço, reduzindo eventos adversos”, afirma Fernanda Salomão Gorayeb Polacchini, nefrologista da Funfarme.

Dados

Entre 2017 e 2024, o total de pessoas atendidas em diálise passou de 388 para 509, um crescimento de 31,18%. Os dados refletem uma tendência nacional: segundo o Censo Brasileiro de Diálise 2024, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes aumentou 55% nos últimos dez anos e 10% apenas entre 2023 e 2024.

Para a médica Fernanda, os dados são um reflexo direto do cenário atual. “O aumento do número de pacientes em diálise é mundial, devido ao envelhecimento da população, e aumento das doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade”, explica.

A doença renal crônica é uma condição progressiva e, na maioria dos casos, silenciosa nas fases iniciais. Quando os rins deixam de funcionar adequadamente, é necessário recorrer à diálise, tratamento que substitui parcialmente a função renal, filtrando o sangue para remover toxinas, excesso de líquidos e outras substâncias que o organismo não consegue mais eliminar sozinho.

A diálise é indicada para pacientes com perda avançada da função renal. Ela pode ser feita por hemodiálise, geralmente em clínicas especializadas, ou por diálise peritoneal, que pode ser realizada em casa, dependendo do perfil clínico do paciente.

Confira a programação completa:

• Cassiana Gil Prates (Enfermeira) – Segurança do Paciente em Diálise: desafios e perspectivas

• Dra. Marcela Pagianotto Bidoia (Nefrologista) – Adequação e complicações em Diálise Peritoneal

• Daniela Gonçalves Faustino – Benefícios do Processo de Acreditação

• Carla Maria dos Santos Gonçalves – Navegação em pacientes com DRC pré-dialíticos

• Dra. Carolina Soares Rezende (Nefrologista) – Manejo das principais complicações agudas em diálise

• Cassiana Gil Prates – Segurança do Paciente: o que fazer na Diálise

• Renan Franco de Souza (Psicólogo) – Gestão Emocional

Serviço :

Simpósio de Qualidade em Diálise

Data: Sábado, 2 de agosto

Horário: Das 7h30 às 13h

Local: Anfiteatro Mezanino do Hospital de Base – São José do Rio Preto/SP