Diário da Região
CLIMA DE FIM DE MUNDO

Nuvem de poeira se forma no céu de Rio Preto e assusta moradores

O fenômeno foi notado e registrado por diversos moradores no início da tarde desta segunda-feira, 22

por Redação
Publicado em 22/09/2025 às 13:51Atualizado em 22/09/2025 às 18:15
Céu com uma tonalidade marrom assustou os moradores de Rio Preto (Colaboração/leitor)
Galeria
Céu com uma tonalidade marrom assustou os moradores de Rio Preto (Colaboração/leitor)
Ouvir matéria

No início da tarde desta segunda-feira, 22, uma nuvem de poeira se formou no céu de Rio Preto e assustou moradores da cidade. O fenômeno, que começou por volta das 13h, foi registrado por diversas pessoas, que chamaram o momento de "clima de fim de mundo".

A expectativa é que a chuva, que voltou a cair no início da tarde, ajude a dissipar a poeira.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Rio Preto e parte da região em alerta laranja para tempestades. A publicação aponta risco de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 60 milímetros por dia, com rajadas de vento e até risco de queda de granizo.

Após um inverno marcado por calor intenso e tempo seco, a primavera começa trazendo a tão esperada mudança no clima do Noroeste paulista. As previsões meteorológicas indicam que a nova estação será inaugurada com chuvas significativas, capazes de encerrar a longa estiagem e reduzir seus impactos negativos, diz o especialista em clima José Mário Ferreira de Andrade. A primavera começa oficialmente nesta segunda-feira, 22, às 15h19.

Quedas de árvores

Na rua José Ponce de Azevedo, em decorrência da tempestade que acompanhou a nuvem de poeira, uma árvore caiu sobre fios de energia. No local, o Corpo de Bombeiros e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foram acionados. Não há informações sobre se a queda prejudicou o fornecimento de energia.

Outro ponto registrado por populares foi no cruzamento da rua São Jorge com a avenida Danilo Galeazzi, onde, em fotos enviadas ao Diário, é possível ver o rompimento de uma grande árvore que bloqueou totalmente a passagem de veículos. É possível notar que em decorrência da tempestade, um poste de energia foi prejudicado. Na imagem é possível vê-lo sustentado pelos fios.

Dados do aeroporto, reportados na tarde desta segunda, indicaram que os ventos na cidade chegaram a 42km/h.