Diário da Região
Meio Ambiente 

OAB faz palestra para incentivar coleta seletiva em Rio Preto

Líder nacional de catadores vem a Rio Preto para falar da experiência de cidades que implantaram sistema que reduz a quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 26/07/2025 às 14:06Atualizado em 26/07/2025 às 17:09
Evento será nesta segunda-feira, 28, na OAB de Rio Preto (Divulgação)
Evento será nesta segunda-feira, 28, na OAB de Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

A OAB de Rio Preto realiza na próxima segunda-feira, 28, a palestra “Direito Fundamental à Coleta Seletiva”, para incentivar a ampliação dessa prática no município. Um dos palestrantes será o diretor da Ancat (Associação Nacional dos Catadores), Anderson Nassif, líder nacional dos catadores de materiais recicláveis.

Nassif afirma que, mesmo cidades com 500 mil habitantes — como Rio Preto — têm plena capacidade de implantar um sistema abrangente de coleta seletiva. Ele trará experiências bem-sucedidas de outros municípios, inclusive maiores que Rio Preto, e destacará a importância de envolver as cooperativas locais no processo.

“A cidade onde moro, Orlândia, com menos de 40 mil habitantes, conseguiu implantar. Portanto, Rio Preto também pode adotar uma coleta seletiva ampla, desde que integre os catadores no planejamento e execução”, explica Nassif.

Conforme o coordenador da Comissão de Direito Ambiental da OAB de Rio Preto, Rafael Azeredo, o evento busca fomentar uma mobilização regional, com participação da sociedade civil, gestores públicos e representantes de cooperativas.

“É um tema sempre atual, que envolve aspectos ambientais, sociais e econômicos. Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que a Prefeitura implemente um sistema de coleta seletiva que atenda todos os bairros da cidade”, afirma Azeredo.

A palestra contará também com a participação do doutor em Direito Paulo Alvarenga, considerado uma das maiores autoridades jurídicas do país sobre o tema.

Segundo Nassif, além de ser uma ação ambiental, a coleta seletiva representa economia para os cofres públicos, já que reduz a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, diminuindo os custos com descarte.

A OAB convidou representantes de cooperativas da cidade e da região, além de gestores de outras prefeituras, interessados em iniciar ou ampliar seus próprios sistemas de coleta seletiva. “O evento é aberto a todos. Já temos 90 inscritos e esperamos atrair participantes de outros municípios também”, reforça Azeredo.

Serviço

Palestra: Direito Fundamental à Coleta Seletiva

Quando: Segunda-feira, 28 de julho

Horário: das 9h às 12h

Onde: Sede da OAB Rio Preto, na avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.853