Diário da Região
REFORÇO

PM e GCM vão reforçar a segurança no Centro de Rio Preto no fim de ano

Polícia Militar e Guarda Civil Municipal terão aumento de 30% nos efetivos para reforçar patrulhamento em Rio Preto também próximo aos shoppings no período natalino

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 02/12/2025 às 20:44Atualizado em 03/12/2025 às 17:47
Segundo site da Prefeitura, van da GCM, Citroën Jumper,  conta com monitor para vídeo monitoramento, geladeira, bebedouro, armários, bancos, adesivagem padrão GCM, giroflex e sirene de emergência ( Fabricio Spatti/Prefeitura)
Galeria
Segundo site da Prefeitura, van da GCM, Citroën Jumper, conta com monitor para vídeo monitoramento, geladeira, bebedouro, armários, bancos, adesivagem padrão GCM, giroflex e sirene de emergência ( Fabricio Spatti/Prefeitura)
Ouvir matéria

A partir de sexta-feira, 5, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão aumentar em 30% o efetivo para reforçar o patrulhamento natalino da região central e das imediações dos quatro shopping centers de Rio Preto. Vai ter base da GCM 24 horas no Calçadão para evitar crimes e combater arrombamentos de lojas.

Para a Guarda, o aumento de efetivo vai representar mais 30 GCMs no patrulhamento. Já a PM não revelou a quantidade de soldados a mais, alegando que a informação não pode ser divulgada por questões de segurança.

A Base Móvel da Guarda Municipal vai ficar 24 horas instalada na Praça Dom José Marcondes, próximo de um miniparque de diversão e de uma roda-gigante de 22 metros. A estrutura é montada em um ônibus dotado de uma série de monitores internos conectados às câmeras de monitoramento da região central. Caso seja constatado um crime em andamento, a corporação envia uma equipe ou aciona os policiais militares mais próximos da ocorrência.

“A gente vai intensificar o policiamento na área central e estender esse policiamento até o horário de fechamento do comércio. Haverá reforço de efetivo por meio de aumento das atividades extraordinárias, o que permitirá um incremento de guardas civis nas ruas. A permanência da base é importante para atendimento imediato e para servir de referência à comunidade”, diz o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Márcio Garcia Cortez.

Segundo o secretário, o planejamento foi definido após reuniões com representantes de entidades comerciais.

Embora não haja previsão de uso de drones neste primeiro momento, o monitoramento por câmeras será intensificado. “Temos uma série de câmeras instaladas no Centro. Com o aumento do fluxo de pessoas, há possibilidade maior de ações delituosas, por isso haverá maior atenção dos agentes ao monitoramento”, afirmou o secretário.

Já a Polícia Militar vai ampliar o efetivo com uso de alunos-soldados, PMs do setor administrativo e aqueles pagos pela Atividade Delegada, adicional custeado pela Prefeitura para reforçar o patrulhamento da região central, desde o Calçadão até as imediações do Terminal Urbano e da Rodoviária.

Segundo o 17º Batalhão da Polícia Militar, a ação vai envolver equipes da Força Tática e também do 9º Batalhão de Ações Especiais (Baep), de Rio Preto, ambos com equipes nas imediações dos shopping centers e agências bancárias para combater as “saidinhas de banco” e assaltos a pessoas que acabaram de sacar o 13º salário.

Para o dia 31 de dezembro está em andamento o planejamento de patrulhamento especial voltado para as imediações da Represa Municipal, na virada de ano.