Diário da Região
VIOLÊNCIA

Polícia Civil prende suspeito de integrar 'tribunal do crime' que executou jovem em Rio Preto

Crime foi em 2018, quando um jovem de 20 anos foi julgado e executado por membros da facção criminosa PCC

por Redação
Publicado em 03/10/2025 às 12:18Atualizado em 03/10/2025 às 12:18
Suspeito de envolvimento em 'tribunal do crime' é preso (Divulgação)
Galeria
Suspeito de envolvimento em 'tribunal do crime' é preso (Divulgação)
Ouvir matéria

Policiais Civis do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Rio Preto, prenderam um homem de 38 anos nesta quinta-feira, 2, acusado de integrar o “tribunal do crime” do PCC que decretou e executou a morte de um jovem em Rio Preto.

A prisão ocorreu em uma empresa localizada na zona rural, entre Cedral e Rio Preto, após trabalho de inteligência policial que permitiu localizar o investigado, identificado pelas iniciais L. A. S.

O caso, que gerou grande repercussão na época, ocorreu em agosto de 2018. A vítima, Vinicius Hyan Gonzaga, de 20 anos, foi julgada, torturada e condenada à morte pelo PCC. Seu corpo foi encontrado em um terreno baldio, com disparos no rosto e na mão.

As apurações revelam que o jovem foi sequestrado e torturado em outro local, antes de ser levado ao terreno onde foi executado. O crime seguiu o ritual do chamado “tribunal paralelo”, mecanismo usado pela facção para impor suas próprias regras.

"Com esta ação, o GOE/DEIC-D5 reafirma o compromisso da Polícia Civil do Estado de São Paulo no combate às organizações criminosas e na responsabilização de autores de crimes violentos, assegurando à sociedade que este e todos os crimes graves não ficarão impunes", afirmou a polícia em nota.