Diário da Região
LIMPEZA

Prefeitura de Rio Preto retoma mutirões contra a dengue aos sábados

Agentes de saúde vão visitar casas das regiões com maior número de casos, das 8h às 14h; neste ano, Rio Preto bateu recorde de casos (49.871 contaminados) e mortes pela doença (40 vítimas)

por Redação
Publicado há 7 horasAtualizado há 7 horas
Visitas aos sábados ocorrem a partir do dia 11 de outubro (Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura)
Galeria
Visitas aos sábados ocorrem a partir do dia 11 de outubro (Divulgação/Ivan Feitosa/Prefeitura)
Ouvir matéria

A Prefeitura de Rio Preto inicia neste sábado, 11, o Mutirão dos Agentes de Saúde, com visitas domiciliares aos sábados, das 8h às 14h. O objetivo é vistoriar os imóveis à procura de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Neste ano, Rio Preto registra 40 mortes e 49.871 casos de dengue, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. São as maiores quantidades de ocorrências e óbitos pela doença na história da cidade. Durante o ápice da epidemia de dengue, em fevereiro, Rio Preto recebeu até equipe da Força Nacional do SUS para auxiliar nos atendimentos de pacientes.

O mutirão integra a Campanha “Rio Preto sem Dengue: a Luta é de todos”, que reúne diversas iniciativas de enfrentamento ao mosquito, inclusive as visitas de agentes de saúde durante a semana.

“O mutirão aos sábados é uma oportunidade a mais para os agentes acessarem residências que geralmente estão fechadas durante a semana, quando os moradores estão trabalhando”, explica Camila Santana, gerente da Vigilância Ambiental.

Para esta etapa, 108 agentes de saúde e 10 supervisores estarão em campo, com a expectativa de visitar mais de 4 mil imóveis. Nas visitas, os moradores recebem orientações sobre prevenção e, quando necessário, os agentes realizam a retirada ou limpeza de recipientes que possam servir de criadouro.

Locais

O mutirão acontecerá ao longo de oito sábados, priorizando as regiões da cidade com maior número de casos, segundo a Secretaria de Saúde. Neste sábado, as áreas que recebem o mutirão são Estoril, Luz da Esperança, Nova Esperança, Parque Industrial e Santo Antônio.

Segundo os dados da Saúde, neste ano, a região de Rio Preto com mais casos de dengue é a do Estoril, com 3.563 casos, seguido do Parque Industrial (3.011), Santo Antônio (2.622), São Deocleciano (2.556) e Jaguaré (2.449).

Orientações

Todos os agentes estarão uniformizados com calça azul-marinho e camisa azul-clara, com logotipo da Prefeitura e crachá de identificação.

Balanço

No início deste ano, a Prefeitura iniciou o mutirão dos agentes de saúde no dia 4 de janeiro, trabalhando oito sábados consecutivos, até o dia 22 de fevereiro, resultando em 22.045 imóveis visitados somente aos sábados.

Campanha

As visitas de agentes de saúde com orientações sobre dengue e escorpião são realizadas durante todo o ano. Além disso, a Prefeitura realiza outras ações, como limpeza urbana, aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) de inseticida, manutenção das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) e campanhas de mobilização para evitar criadouros.