Projeto Guri oferece 2,5 mil vagas em cursos de iniciação musical em Rio Preto e região
São oferecidos cursos de violão, guitarra, bateria, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, piano, teclado e percussão, além de opções voltadas à prática orquestral, casos de violino, trompete, violoncelo, saxofone e outros


Mais de 2.540 vagas destinadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em aprender canto ou diversos instrumentos musicais, mesmo sem experiência prévia ou instrumento próprio, estão disponíveis em Rio Preto e região. É a nova etapa do Projeto Guri, programa gratuito de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que está com inscrições abertas até 29 de agosto para as atividades do segundo semestre.
São oferecidos cursos de violão, guitarra, bateria, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, piano, teclado e percussão, além de opções voltadas à prática orquestral, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, entre outros.
Os alunos também têm acesso ao ensino de teoria musical, canto coral e práticas de conjunto, organizadas conforme os instrumentos e os perfis das turmas. A disponibilidade varia de acordo com a localidade. No polo regional de Rio Preto, são oferecidas 504 vagas.
HISTÓRIA
Completando neste ano três décadas de trajetória, o Guri se consolidou como um dos principais programas de formação musical do país, beneficiando mais de um milhão de estudantes.
“Temos várias histórias inspiradoras ao longo de todos esses anos. A Orquestra de Cordas do Guri, em Rio Preto, por exemplo, já ajudou mais de 20 alunos a ingressarem em universidades públicas de São Paulo e alguns desses alunos foram estudar e estão fazendo música fora do país. Vários de nossos alunos voltaram de suas graduações, e hoje são músicos e promotores ativos de cultura dentro da nossa cidade”, conta João Ramalho, supervisor educacional do Guri.
Uma das alunas do polo regional de Rio Preto é a Rafaela Rodrigues Pressi, de 12 anos, que participa do projeto desde 2023 e atualmente integra a Orquestra de Cordas do Guri. “Fiz a inscrição para o Guri, estudei um semestre de iniciação musical e, no seguinte, passei na prova para a orquestra, iniciando minha participação em 2024, o que me deixou muito feliz”, afirma a estudante.
Para a mãe, Luciana Pressi, a conquista trouxe à filha maturidade. “Ela desenvolveu senso de responsabilidade, passou a entender a importância da pontualidade, aprimorou sua capacidade de trabalhar em grupo e aprendeu a respeitar a hierarquia, demonstrando consideração por regentes e professores. A experiência também ajudou a ampliar seu círculo de amizades, que vem se fortalecendo com o passar do tempo.”
Inscrições
Para efetuar a matrícula é necessário comparecer ao polo regional de Rio Preto. A unidade de ensino está localizada na rua São João, 1765, no bairro Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 18h. As inscrições seguem abertas até 29 de agosto ou enquanto houver vagas disponíveis.
No momento da inscrição é preciso apresentar o documento original e uma cópia da certidão de nascimento ou o RG do aluno e também do RG do responsável em caso de menores de idade, além de comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência, uma foto 3x4 recente do candidato à vaga e um comprovante de endereço atualizado. Mais informações pelo telefone (17) 3353-4194 e no site souguri.art.br.
Além de Rio Preto, o projeto conta com mais de 20 polos regionais, em Bálsamo, Barretos, Cosmorama, Fernandópolis, Ibirá, Icém, Ipiguá, José Bonifácio, Mirassol, Nipoã, Nova Granada, Novo Horizonte, Palestina, Paulo de Faria, Pindorama, Potirendaba, Riolândia, Severínia, Tanabi, Urupês e Votuporanga.