Rapaz que amarrou pit bull em terreno é detido pela polícia em Rio Preto
Cão morreu após ser resgatado; suspeito prestou depoimento e vai responder em liberdade

Um jovem de 21 anos foi detido pela polícia como suspeito de maus-tratos após a morte de um cão da raça pit bull, encontrado amarrado e em estado grave em um terreno no bairro São Thomaz 2, em Rio Preto.
A Polícia Civil informou que o suspeito foi qualificado, detido e ouvido por vídeo. Como os fatos ocorreram no dia 6 e não havia situação de flagrante, ele foi ouvido para o prosseguimento das investigações pela delegacia responsável. Fotos, vídeos e laudo veterinário foram anexados ao inquérito.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal foi acionada na tarde de terça-feira, 6, por meio do WhatsApp oficial, após denúncia de um cachorro preso em um terreno na rua Marciliano de Souza. No local, a equipe encontrou o animal, de porte médio, deitado de lado, desfalecido, com lesões ulceradas no olho esquerdo e na cavidade oral, além de escoriações pelo corpo. O cão apresentava sinais de cianose e estava exposto ao sol, preso pelo pescoço com um fio de carregador.
Os agentes prestaram os primeiros socorros e encaminharam o animal ao Hospital Veterinário. Enquanto parte da equipe realizava o resgate, representantes da Secretaria e veterinários buscaram testemunhas e imagens de câmeras de segurança para identificar o responsável. Apesar do atendimento emergencial, o cão morreu por volta das 17h do mesmo dia.
Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Guarda Civil Municipal, pelo 153.