Diário da Região
ALERTA

Rio Preto pode registrar madrugada mais fria do ano nesta quarta-feira

Cidade foi classificada no nível laranja de severidade no aviso de onda de frio, o que indica perigo potencial à saúde

por Gabriel Vital
Publicado em 24/06/2025 às 18:11Atualizado em 24/06/2025 às 21:11
Frio em Rio Preto (Edvaldo Santos 28/6/2024)
Frio em Rio Preto (Edvaldo Santos 28/6/2024)
Ouvir matéria

Com mínima prevista de 5 °C, São José do Rio Preto deve enfrentar nesta quarta-feira, 25, a madrugada mais fria de 2025, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade foi classificada no nível laranja de severidade no aviso de onda de frio, o que indica perigo potencial à saúde.

O alerta é emitido quando os termômetros registram temperaturas até 5 °C abaixo da média por pelo menos dois a três dias consecutivos. Além do frio intenso, o município também enfrenta uma alta amplitude térmica e de umidade, com oscilações de quase 20 graus em um mesmo dia, o que aumenta o risco de doenças respiratórias.

A Defesa Civil de Rio Preto, que segue orientações do órgão estadual, reforça a importância de cuidados com os mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades. “É importante se agasalhar para não deixar o corpo sujeito ao frio intenso ou mudanças de temperaturas bruscas, em especial os idosos, crianças e pessoas com comorbidades. A hidratação também é muito importante para a saúde do corpo e da pele, especialmente dos lábios e rosto que fica mais exposto. Além da água, aposte em chás”, orienta o diretor do órgão, coronel Ivair Silva.

O inverno começou oficialmente na última sexta-feira, 21, e deve manter o padrão de frio acentuado ao menos até o fim da semana. A previsão indica geada ao amanhecer na quarta-feira, céu aberto durante a tarde e máxima de 24 °C. Na quinta e sexta-feira, a mínima sobe para 16 °C, mas a máxima pode chegar a 30 °C, com tempo nublado e sem previsão de chuva.

A Defesa Civil alerta ainda para medidas preventivas, como manter ambientes ventilados ao usar aquecedores, evitar exposição prolongada ao ar livre, manter-se hidratado e agasalhar animais domésticos. Em caso de emergência ou para acionar auxílio a pessoas em situação de rua, os contatos são a GCM (153) e a Defesa Civil (199).