Diário da Região

Rio Preto recebe Workshop de Inteligência Artificial e uso de dados neste sábado

“IA de Ponta a Ponta: da ideação a solução” é um dos temas do workshop promovido pela NASA Space Apps Challenge Rio Preto

por Redação
Publicado em 19/09/2025 às 11:28Atualizado em 19/09/2025 às 14:29
Fachada da sede do Instituto Federal de Rio Preto (Johnny Torres 6/6/2021)
Galeria
Fachada da sede do Instituto Federal de Rio Preto (Johnny Torres 6/6/2021)
Ouvir matéria

O Instituto Federal de Rio Preto recebe neste sábado, 20, o Workshop de IA & Dados, pré-evento oficial do Nasa Space Apps Challenge – São José do Rio Preto 2025.

A iniciativa é desenvolvida pelos organizadores do Nasa Space Apps Challenge com o objetivo de ensinar a aplicação do uso de IAs juntamente com os dados abertos da NASA, preparando as equipes e participantes a transformar suas ideias aos desafios globais em soluções demonstráveis em 48 horas.

O workshop será dividido em três módulos e será ministrado pelo desenvolvedor e Local Lead de Rio Preto, Guilherme Janku Achcar, juntamente com convidados especialistas em IA. O evento é exclusivo para participantes e mentores selecionados este ano no evento principal, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro.

“Queremos tirar dúvidas e reduzir a ansiedade antes do hackathon oficial. Com uma boa Teoria da Mudança, IA aplicada ao processo inteiro e o uso inteligente dos dados abertos da Nasa, qualquer equipe consegue transformar uma boa ideia em uma solução convincente em pouquíssimo tempo”, garante Guilherme, especialista e também cofundador da Comunidade IA Rio Preto.

Programação e temas abordados

Modulo 1 — “Model C: Teoria da Mudança – do problema ao impacto”

Facilitadora: Profª Lairce Castanhera (IFSP Rio Preto, integrante da Academia ICE)

Objetivo: guiar as equipes na escolha do desafio e na estruturação da lógica de impacto: problema, público‑alvo, objetivos, resultados esperados, indicadores e hipóteses.

Saída prática: cada equipe sai com um rascunho de Teoria da Mudança e critérios claros para definir escopo e priorizar tarefas.

Modulo 2 — “IA de Ponta a Ponta: da ideação a solução”

Facilitador: Guilherme Janku Achcar, Local Lead do evento, especialista em IA e cofundador da comunidade IA Rio Preto;

Objetivo: mostrar na prática como aplicar IA em todas as fases do projeto – ideação orientada, organização de contexto e requisitos, gestão e divisão de tarefas, solução e apresentação (pitch).

O que você aprende: fluxos, prompts, agentes e boas práticas que multiplicam a produtividade do time e reduzem o tempo até o demo.

Módulo 3 — “Dados da NASA na Prática: onde encontrar e como usar”

Facilitadores: Gelio Pierobon, Líder de Projetos na NeoSpace AI; Guilherme Marcos Neves, bicampeão do evento local em SJRP, Founder & CTO na Safe on Orbit e Luiz Niero, Engenheiro e especialista em IA na Vöiston AI.

Objetivo: ensinar a localizar, acessar e utilizar dados abertos da NASA em projetos do Space Apps — do “zero” a exemplos reais.

Para quem está começando: caminhos e ferramentas acessíveis (incluindo opções no‑code/low‑code), dicas de formatos, APIs e exemplos práticos de uso em soluções.

SERVIÇO

Workshop Presencial de IA & Dados prepara equipes para o hackathon

Data: 20 de setembro de 2025, sábado, das 8h às 12h;

Local: IFSP Rio Preto — Auditório, sala B111 (andar superior do Bloco B)

Rua Dr. Eduardo Nielsen, 420 – Jardim Congonhas – São José do Rio Preto

Público: exclusivo para participantes e mentores inscritos no NASA Space Apps Challenge – São José do Rio Preto 2025

7º NASA SPACE APPS CHALLENGE RIO PRETO

São José do Rio Preto sediará, nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025, a 7ª edição do NASA Space Apps Challenge, a maior maratona global de inovação promovida pela NASA e suas agências parceiras. O evento, que acontece simultaneamente em centenas de cidades ao redor do mundo, será realizado de forma presencial no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto.

Desde 2019, o NASA Space Apps Challenge em São José do Rio Preto tem impactado mais de mil jovens e entusiastas das temáticas espaciais e ambientais, além de uma rede de mentores locais.

A edição de 2025 reunirá "global solver problems" – resolvedores globais de problemas –interessados em transformar dados abertos da NASA em soluções com potencial real de impacto em desafios ambientais do planeta Terra e temáticas espaciais.

Com mais de 100 mil participantes globalmente, a edição de São José do Rio Preto terá vagas limitadas a 150 participantes.