Diário da Região
ABASTECIMENTO

Semae suspende captação do lago 1 da Represa de Rio Preto após cor da água ficar verde

Conforme mostrou reportagem do Diário, água apresenta cor esverdeada desde segunda-feira, 18; em vídeo nas redes sociais, Semae diz que fenômeno é natural e não há risco para o consumo

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 19/08/2025 às 10:36Atualizado em 19/08/2025 às 13:36
Lago 1 da Represa de Rio Preto apresenta cor esverdeada (Edvaldo Santos 18/08/2025)
Lago 1 da Represa de Rio Preto apresenta cor esverdeada (Edvaldo Santos 18/08/2025)
Ouvir matéria

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) suspendeu a captação de água do lago 1 da Represa Municipal de Rio Preto. A decisão foi divulgada em vídeo nas redes sociais nesta terça-feira, 19. Como o Diário mostrou, a água do lago apresenta coloração verde desde segunda-feira, 18.

Questionada sobre a cor da água na segunda-feira, a Prefeitura não respondeu à reportagem.

No vídeo desta terça, de 57 segundos de duração, o narrador diz: "A nata esverdeada que surgiu no Lago 1 da represa é um fenômeno natural e não oferece risco de contaminação à população, tendo em vista que o Semae suspendeu a captação de água deste lago assim que identificou."

Ainda segundo o vídeo, o Semae optou por fazer a captação apenas do Lago 3, "onde a situação se encontra normal. Não há risco para o abastecimento da cidade."

Na reportagem publicada pelo Diário nesta terça-feira, 19, o biólogo Arif Cais, do Ibilce/Unesp, acredita que a cor esverdeada possa ter sido causada pelo aumento das algas no Lago 1, motivado pelo aquecimento da temperatura no fim de semana. O pesquisador recomenda que seja feita coleta de amostras para análise, a fim de determinar o que teria de fato provocado o fenômeno.