Vertedouro da represa de Rio Preto amanhece com espuma e água esverdeada
Autarquia explicou, em nota, que espuma e tom esverdeado são resultados da presença de algas

O vertedouro da represa de Rio Preto amanheceu, neste sábado, 6, com espuma e a água esverdeada, em um aspecto semelhante a óleo. A situação chamou a atenção de moradores e frequentadores da região.
Em nota, o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) informou que o fenômeno é causado pela presença de algas na represa. “É um reflexo da presença das algas, que costumam produzir substâncias parecidas com detergente. Quando a água cai pelo vertedouro, ela movimenta e entra em contato com o ar, formando espuma”, esclareceu a autarquia.
Ainda de acordo com o comunicado, a situação é considerada normal. "É um fenômeno normal nessa época de estiagem e solução virá com a umidade do ar (retorno de chuva)", acrescentado que não há riscos para a população porque não há captação dessa água no local. "A captação ocorre apenas no lago 3 que não apresenta problemas de algas".
O Semae destacou ainda que técnicos monitoram a qualidade da água para garantir segurança no abastecimento e no uso do recurso hídrico.