Pacientes e seguranças brigam na UPA Norte de Rio Preto
Vídeo registra briga entre dois pacientes e dois vigias; Prefeitura disse que vai apurar o caso

Um vídeo registrou uma briga entre seguranças da Secretaria Municipal de Saúde e pacientes na UPA Norte, em Rio Preto. Um homem chegou a sangrar na cabeça após ser atingido por um golpe de cassetete dado por um dos vigias. A Prefeitura informou que vai apurar o caso, que aconteceu no sábado, 23.
A gravação começa na entrada principal da unidade, onde um homem entra em luta corporal com um segurança. Em seguida, ele deixa o local fazendo ameaças. Segundo apuração, o desentendimento teria começado após o homem se revoltar com o atendimento dado a uma mulher em estado de embriaguez que ele acompanhava.
Logo depois, as imagens mostram outro paciente discutindo com um segurança na sala de espera. O homem acaba agredido com um golpe de cassetete na cabeça e imobilizado com um “mata-leão” aplicado pelo vigia terceirizado.
Segundo a Guarda Municipal, a vítima recebeu atendimento médico para o ferimento, mas não quis registrar ocorrência. A Secretaria de Saúde afirmou que abriu procedimento para apurar a conduta dos seguranças.
Os sindicatos dos Médicos e dos Servidores Municipais reforçaram que há histórico de episódios de violência verbal e física contra profissionais que atuam na UPA Norte.
Nota
Confira nota da Secretaria de Saúde:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que está apurando a ocorrência registrada na UPA Norte, na madrugada deste sábado (24/08), envolvendo pacientes, acompanhantes e a equipe de vigilância terceirizada.
Os atendimentos médicos foram prestados, incluindo a transferência regulada pelo SAMU de um paciente ao Hospital de Base, onde permanece em acompanhamento especializado.
A Guarda Civil Municipal esteve presente no local. Os vigilantes apresentaram escoriações e passam bem. Nenhum servidor da saúde sofreu ferimentos.
A Secretaria já notificou a empresa de segurança contratada e requisitou relatório circunstanciado, além de preservar as gravações do sistema de monitoramento, que serão encaminhadas às autoridades competentes.
A prioridade da rede de urgência e emergência é garantir segurança, acolhimento e atendimento digno a todos os usuários.