Diário da Região
CIÊNCIA

Virologista da Famerp entra em lista de cientistas brasileiros que mais influenciam decisões no mundo

Relatório da Agência Bori e da Overton criou uma lista dos 107 pesquisadores brasileiros mais influentes; Mauricio Lacerda Nogueira, de Rio Preto, é o 63ª colocado

por Redação
Publicado em 06/11/2025 às 13:32Atualizado em 06/11/2025 às 18:10
Maurício Lacerda Nogueira, virologista da Famerp (Johnny Torres/Divulgação)
Galeria
Maurício Lacerda Nogueira, virologista da Famerp (Johnny Torres/Divulgação)
Ouvir matéria

O virologista Maurício Lacerda Nogueira, docente e diretor adjunto de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), aparece na 63ª posição em relatório da Agência Bori e da Overton com os 107 pesquisadores brasileiros que mais influenciam decisões no mundo. O levantamento considerou menções em documentos estratégicos, relatórios técnicos e pareceres usados por governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil.

No topo da lista, estão César Victora (Ufpel), Carlos Monteiro (USP), Aluísio Barros (Ufpel), Paulo Saldiva (USP) e Pedro Hallal (Ufpel). Todos eles atuam em saúde ou na intersecção entre saúde e ambiente e somam mais de 5.500 citações em documentos ligados a decisões públicas.

Juntos, os 107 pesquisadores brasileiros embasaram, com seus trabalhos, mais de 33,5 mil documentos de políticas públicas publicados desde 2019.

Pesquisas

Reconhecido por sua trajetória em pesquisas sobre viroses e imunizações, o Prof. Dr. Maurício Lacerda Nogueira tem papel central no enfrentamento de epidemias no Brasil e no mundo. Ele foi responsável por estudos nas pandemias de zika e Covid-19 e de novas técnicas diagnósticas que contribuíram para o desenvolvimento da vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan.

Essas pesquisas ajudaram a orientar políticas de saúde pública e estratégias de vigilância epidemiológica, influenciando decisões de órgãos como o Ministério da Saúde, agências regulatórias e instituições multilaterais.

“Fazer parte desse levantamento é um reconhecimento coletivo: da Famerp, de nossos alunos, colegas e grupos de pesquisa com os quais colaboramos. A ciência só tem sentido quando ultrapassa os muros da universidade e contribui para melhorar a vida das pessoas”, afirma o Prof. Dr. Maurício Lacerda Nogueira. “Ver nossas pesquisas servindo de base para políticas públicas mostra que o conhecimento pode transformar realidades. Esse é o papel da ciência e o compromisso da Famerp com a sociedade”, destaca.

Reconhecimento

Neste ano, Mauricio Lacerda Nogueira estreou no ranking de pesquisadores mais influentes do mundo produzido pela Universidade de Stanford, da Califórnia, Estados Unidos.

Nogueira também será reconhecido este ano pela American Society of Tropical Medicine and Hygiene (ASTMH) com o título de Distinguished International Fellow, uma das mais altas distinções internacionais na área de medicina tropical e saúde global.

O prêmio homenageia profissionais não norte-americanos “que tenham feito contribuições eminentes e duradouras ao campo, impactando de forma significativa a compreensão de doenças tropicais e os resultados em saúde pública ao longo de suas carreiras.”

A homenagem será oficialmente apresentada durante o ASTMH Annual Meeting 2025, que ocorrerá na próxima semana em Toronto, Canadá, reunindo pesquisadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas de todo o mundo.