Morador de Monte Aprazível relata momentos de terror durante assalto
Bando com quatro integrantes foi preso pelo Baep de Rio Preto em fuga em direção a Embu das Artes; um quinto integrante foi detido em Barretos, acusado de ser o responsável em escolher as residências a serem atacadas na região de Rio Preto

"Botaram a arma em mim e falaram: 'fica quieto, se não nós vamos te matar, abre a porta'. O relato é de um morador de Monte Aprazível que teve a casa assaltada no final de semana por uma quadrilha de São Paulo. Em entrevista ao Diário, ele revelou que viveu momentos de terror ao ter sua casa invadida por assaltantes. O crime ocorreu no momento em que ele saía para o trabalho, e o caso ganhou um desfecho rápido: os criminosos foram presos em menos de 12 horas pelo 9º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de Rio Preto.
A vítima, que preferiu não se identificar, relatou que a ação criminosa começou por volta das 6h30. "A hora que saí na garagem para pegar o carro e ir para o escritório, eu levei uma gravata. Aí eu entrei em luta com o cara, tomei a arma dele ainda. Em seguida, os outros já chegaram por trás, botaram o 'fuzil' em mim, botaram outra arma em mim, e falaram: 'fica quieto, se não nós vamos te matar, abre a porta'," relata a vítima. O que ele chamou de "fuzil", na verdade, era uma carabina.
A esposa da vítima ainda estava dormindo, quando teve o quarto invadido por um dos criminosos. A mulher foi acordada sob a mira de uma arma, depois colocada próximo ao marido, para que ambos fossem amarrados.
Segundo o relato das vítimas, os assaltantes ficaram cerca de uma hora dentro da casa, revirando os cômodos em busca de dinheiro e joias. A vítima acredita que eles agiram com informações privilegiadas. "A primeira coisa que pediram foi meu relógio e as joias da minha esposa. Eles sabiam o que queriam", afirmou. Durante todo o tempo, as ameaças de morte foram constantes, caso ele não colaborasse.
A prisão trouxe um grande alívio. "A gente fica com medo, mas como sabe que eles estão presos, me sinto mais feliz", declarou o morador, que fez questão de ir ao batalhão agradecer pessoalmente o trabalho da corporação.
Parte dos bens roubados foi recuperada, mas algumas joias de ouro foram perdidas. "Recuperou muita coisa, mas não tudo", concluiu a vítima.
A Prisão
Quatro integrantes da quadrilha foram presos na rodovia Brigadeiro Faria Lima, próximo a Jaboticabal, no final da tarde de sábado. Eles estavam divididos, dois em um carro e dois em outro carro. O destino seria Embu das Artes, Grande São Paulo.
Segundo o tenente do Baep Rodrigo Viana, antes de Monte Aprazível, o bando já tinha assaltado residências em Catanduva, Colina, Monte Azul Paulista e Olímpia.
Um quinto integrante foi preso ainda em Barretos, apontado como responsável por escolher as residências a serem assaltadas. Todos estão provisoriamente encarcerados na cadeia pública da cidade, a disposição da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) que vai dar andamento nas apurações sobre atuação da quadrilha e se tem mais integrantes.