‘Meu Superman’ concorre a prêmio em festival
Filme dirigido por Alexandre Estevanato e protagonizado por Moacyr Franco e Emmilio Moreira concorre na categoria do Juri Popular do Festival de Cinema do Tocantins

O curta-metragem “Meu Superman”, que aborda a doença de Alzheimer, protagonizado por Moacyr Franco e Emmilio Moreira, foi selecionado no Cine Toca, Festival de Cinema do Tocantins e está concorrendo na categoria do Juri Popular.
A votação é aberta ao público até sexta-feira, dia 26, por meio do formulário no site do festival. O resultado será divulgado na cerimônia de premiação do Cine Toca no dia 26 de setembro a partir das 19h nas redes sociais do festival.
O filme
Neste filme, Alexandre Estevanato traz a reflexão do para o universo masculino, a partir da relação de um filho que cuida de seu pai com Alzheimer.
“A ideia do roteiro deste filme surgiu exatamente para essa contemplação do masculino, do homem que cuida e não abandona. É muito comum a mulher ser colocada na posição de cuidadora sem pedir isso; ela é colocada na posição de cuidadora dos pais, dos sogros, dos irmãos. É pouco comum a gente explorar o cuidado masculino, nós vivemos numa sociedade machista. Então, decidi falar sobre isso, trazer à tona o viés do masculino que fica, que cuida, que ajuda, porque isso existe e tem que ser falado, tem que ser mostrado”, explica.
Elenco
Com uma equipe de produção majoritariamente rio-pretense, “Meu Superman” ainda traz no elenco nomes da cena local, como Cássia Heleno (Roberta), Manoel Neves Filho (Cido), Daniel Neves (Osvaldo Jovem) e Gustavo Pavani (Rogério Jovem).
No filme, o cantor e ator Moacyr Franco interpreta Osvaldo. “Já me convidaram outras vezes para fazer personagem com Alzheimer, mas o Estevanato me mostrou uma proposta diferente. É um roteiro intimista e ele sabe exatamente o que quer em cena. Isso direcionou meu trabalho de atuação”, conta Moacyr.
O filme conta com a participação do ator paulistano Emmilio Moreira (Rogério), que já atuou em novelas como “Orgulho e Paixão” (2018) e “A Dona do Pedaço” (2019).
Com “Meu Superman”, Estevanato acumula mais uma produção protagonizada por grandes nomes da dramaturgia nacional, entre eles Nicette Bruno e Milton Gonçalves.
“Trabalhar com o Moacyr Franco foi maravilhoso. Dizer que dirigi Moacyr Franco é uma pretensão muito grande da minha parte. Eu apenas direciono e o Moacyr faz o resto. O Moacir é engraçado, irreverente e leve. É uma pessoa leve de se trabalhar, está sempre de bom humor no set e isso só engrandece o nosso trabalho, faz com que a equipe se sinta bem, se sinta à vontade. O Moacyr Franco realmente é uma joia rara, uma preciosidade que ganhei para atuar no meu filme”, diz Estevanato.
A produção do curta-metragem Meu Superman foi viabilizada pelo fomento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio do Chamamento Público n.º 04/2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.