Diário da Região
CURTA-METRAGEM

‘Meu Superman’ concorre a prêmio em festival

Filme dirigido por Alexandre Estevanato e protagonizado por Moacyr Franco e Emmilio Moreira concorre na categoria do Juri Popular do Festival de Cinema do Tocantins

por Salomão Boaventura
Publicado em 24/09/2025 às 09:30Atualizado em 24/09/2025 às 12:42
Moacyr Franco e Emmilio Moreira durante cena de “Meu Superman” (Reprodução)
Galeria
Moacyr Franco e Emmilio Moreira durante cena de “Meu Superman” (Reprodução)
Ouvir matéria

O curta-metragem “Meu Superman”, que aborda a doença de Alzheimer, protagonizado por Moacyr Franco e Emmilio Moreira, foi selecionado no Cine Toca, Festival de Cinema do Tocantins e está concorrendo na categoria do Juri Popular.

A votação é aberta ao público até sexta-feira, dia 26, por meio do formulário no site do festival. O resultado será divulgado na cerimônia de premiação do Cine Toca no dia 26 de setembro a partir das 19h nas redes sociais do festival.

O filme

Neste filme, Alexandre Estevanato traz a reflexão do para o universo masculino, a partir da relação de um filho que cuida de seu pai com Alzheimer.

“A ideia do roteiro deste filme surgiu exatamente para essa contemplação do masculino, do homem que cuida e não abandona. É muito comum a mulher ser colocada na posição de cuidadora sem pedir isso; ela é colocada na posição de cuidadora dos pais, dos sogros, dos irmãos. É pouco comum a gente explorar o cuidado masculino, nós vivemos numa sociedade machista. Então, decidi falar sobre isso, trazer à tona o viés do masculino que fica, que cuida, que ajuda, porque isso existe e tem que ser falado, tem que ser mostrado”, explica.

Elenco

Com uma equipe de produção majoritariamente rio-pretense, “Meu Superman” ainda traz no elenco nomes da cena local, como Cássia Heleno (Roberta), Manoel Neves Filho (Cido), Daniel Neves (Osvaldo Jovem) e Gustavo Pavani (Rogério Jovem).

No filme, o cantor e ator Moacyr Franco interpreta Osvaldo. “Já me convidaram outras vezes para fazer personagem com Alzheimer, mas o Estevanato me mostrou uma proposta diferente. É um roteiro intimista e ele sabe exatamente o que quer em cena. Isso direcionou meu trabalho de atuação”, conta Moacyr.

O filme conta com a participação do ator paulistano Emmilio Moreira (Rogério), que já atuou em novelas como “Orgulho e Paixão” (2018) e “A Dona do Pedaço” (2019).

Com “Meu Superman”, Estevanato acumula mais uma produção protagonizada por grandes nomes da dramaturgia nacional, entre eles Nicette Bruno e Milton Gonçalves.

“Trabalhar com o Moacyr Franco foi maravilhoso. Dizer que dirigi Moacyr Franco é uma pretensão muito grande da minha parte. Eu apenas direciono e o Moacyr faz o resto. O Moacir é engraçado, irreverente e leve. É uma pessoa leve de se trabalhar, está sempre de bom humor no set e isso só engrandece o nosso trabalho, faz com que a equipe se sinta bem, se sinta à vontade. O Moacyr Franco realmente é uma joia rara, uma preciosidade que ganhei para atuar no meu filme”, diz Estevanato.

A produção do curta-metragem Meu Superman foi viabilizada pelo fomento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio do Chamamento Público n.º 04/2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.