Diário da Região
TRADIÇÃO E IMERSÃO

Rio Preto recebe o 1º Festival de Cultura Sul-Coreana no fim de semana

O evento conta com dois dias de programação com convidados e espaços temáticos

por Ana Carolina de Almeida*
Publicado em 03/10/2025 às 11:01Atualizado em 03/10/2025 às 11:01
O Festival acontece neste sábado, 4, e domingo, 5, no Riopreto Shopping (KTO (Korean Tourism Organization)/Divulgação)
Galeria
O Festival acontece neste sábado, 4, e domingo, 5, no Riopreto Shopping (KTO (Korean Tourism Organization)/Divulgação)
Ouvir matéria

Neste fim de semana, a Coreia do Sul ganha palco e celebração em Rio Preto. O 1º Festival de Cultura Sul-Coreana do Noroeste Paulista garante dois dias de imersão, prometendo conectar tradições, sabores, sons e histórias entre Brasil e Coreia. O evento é no sábado, 4, e no domingo, 5, na Praça 3 do Riopreto Shopping, evento aberto ao público

Neste sábado, 4, a partir das 10h, contará com atividades em cinco espaços temáticos inspirados na cultura sul-coreana.

No domingo, 5, o evento começa a partir das 14h, e reúne convidados especiais que representam diferentes formas de conexão entre a cultura sul-coreana e o Brasil.

Entre os destaques está Raphael Kim, influenciador nascido na Coreia do Sul e conhecido como “CEO da Coreia”. Ele participa de um bate-papo sobre moda, lifestyle e a influência dos K-Dramas e do K-Pop nas redes sociais.

A tradutora e intérprete Cho Hena compartilha suas experiências nos bastidores dos maiores shows de K-Pop, incluindo trabalhos com BTS, Stray Kids, VAV e A.C.E. Além de abordar expressões comuns da língua coreana, ela também ministrará uma oficina prática de tradução e pronúncia.

Representando o Centro Cultural Coreano no Brasil, Priscila Park traz ao público uma visão institucional sobre a promoção da integração cultural entre os dois países.

Já a artista plástica sul-coreana Daye Park, formada em Pintura-Artes pela Universidade Kyung Hee (BFA e MFA), apresenta seu trabalho que conecta Brasil e Coreia. Com exposições realizadas em países como Coreia do Sul, Alemanha e Brasil, incluindo o Museu de Arte Jang Ucchin, Daye vive atualmente no Brasil. Ela é casada com o jogador Chico Kim, destaque do Mirassol no Campeonato Brasileiro da Série A deste ano.

A K-Fest Rio Preto acontece logo após uma data emblemática: o Gaecheonjeol (개천절), o Dia Nacional da Fundação da Coreia, celebrado em 3 de outubro.

A data remonta à fundação lendária de Gojoseon, o primeiro estado coreano, criado em 2333 a.C. por Dangun. É considerada o marco inicial da civilização coreana e é celebrada com orgulho em todo o país, com cerimônias que exaltam a identidade e a história nacional.

Idealizado pelo portal Hi-Mundim, o festival é realizado em parceria com o Riopreto Shopping. O Hi-Mundim foi fundado em 2013 pelos jornalistas Michelle Monte Mor e Marcelo Ferri, e em 2025 passou a contar com a estrategista de marketing Dani Fernandes.

“Temos grande admiração e respeito pela cultura sul-coreana. Celebrando a K-Culture, decidimos iniciar esta nova fase do Hi-Mundim e promover, em parceria com o Riopreto Shopping, mais tradicional centro de compras do Noroeste Paulista, este primeiro festival inédito na região, a K-Fest Rio Preto”, destaca Michelle Monte Mor, jornalista e idealizadora da K-Fest.

“Há 12 anos noticiamos e indicamos atividades de lazer e experiências, agora, damos um novo e grande passo, que é gerar entretenimento para nos aproximar de outras culturas e engajar ainda mais o público regional”, completa Marcelo Ferri, jornalista e idealizador da K-Fest.

Serviço

Espaços Temáticos da K-Fest Rio Preto

Espaço Hallyu

No Espaço Hallyu (Onda Coreana), o público poderá participar de oficinas e atividades práticas gratuitas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site K-fest

Atividades:

K-Beauty

Oficina de skincare com produtos sul-coreanos da marca Atomy.

Para mulheres e homens a partir de 18 anos. Jovens a partir de 13 anos podem participar, desde que acompanhados por um responsável.

Sábado: 11h e 15h

Domingo: 15h30 e 18h

Realização: Atomy Pereira Barreto Oásis

Tradução e Pronúncia

Prática com expressões em coreano, focando na pronúncia e tradução.

Para participantes a partir de 14 anos.

Sábado: 13h

Com Cho Hena, tradutora e intérprete

Produção de Pulseiras Army

Oficina criativa para fãs de K-pop.

Para todas as idades.

Sábado: 16h30

Com Armys Rio Preto

Escrita em Hangul

Atividade de escrita do nome dos participantes no alfabeto coreano.

Sábado: 19h

Domingo: 14h30

Realização: Daye Park

Palco Han

O Palco Han será o centro das atrações culturais, com a cerimônia oficial de abertura da K-Fest Rio Preto, apresentações de taekwondo e k-pop, além de bate-papos com convidados especiais, quizzes com prêmios e ativações de marcas parceiras.

Sábado

10h – Abertura oficial

14h – Aula de coreografia de k-pop com Ana Zini

16h – Apresentação da Associação Rio Preto de Taekwondo

17h – Bate-papo sobre cultura sul-coreana com Raphael Kim, Cho Hena, Priscila Park e Daye Park

18h – Quiz com distribuição de prêmios

20h30 – Show com o grupo YongHang

Domingo

14h – Início das atividades

16h às 18h – Palco livre para apresentações de k-pop

Espaço Sijang

O mercado da K-Fest Rio Preto é um espaço exclusivo para exposição e venda de comidas, produtos sul-coreanos e itens inspirados na K-Culture.

Sábado: 10h às 22h

OpenKorea

Kin Empório Oriental

Ying Choi

YHS

Dorameiras em Rio Preto

Domingo: 14h às 20h

OpenKorea

Kin Empório Oriental

Dorameiras em Rio Preto

Espaço Gwangwang

Exposição fotográfica em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil (KCC), além de exibição do Hyundai Creta, em parceria com a Hyundai Rodobens.

Espaço Sarang

Um cantinho cultural e de leitura, criado em parceria com a Livraria Empório Cultural, além de um cenário instagramável inspirado nos K-dramas.

Sábado: 10h às 22h

Domingo: 14h às 20h

Estagiária sob supervisão de