Diário da Região
FESTA E TRADIÇÃO

Festa do Peão de Barretos começa nesta quinta-feira

Neste ano, o evento reúne mais de 130 shows musicais e 150 apresentações culturais 

por Ana Carolina de Almeida*
Publicado em 18/08/2025 às 15:12Atualizado em 18/08/2025 às 18:34
A cantora Ana Castela é a embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos 2025 (Reprodução/Instagram)
A cantora Ana Castela é a embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos 2025 (Reprodução/Instagram)
Ouvir matéria

A principal etapa do Circuito Sertanejo chega à sua 70ª edição com uma programação histórica. A tradicional Festa do Peão de Barretos inicia nesta quinta-feira, 2, e vai até 31 de agosto no Parque do Peão, localizado na rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 428, zona rural.

O evento ocupa mais de 2 milhões de metros quadrados e sua programação artística conta com mais de 130 shows musicais e cerca de 150 apresentações culturais para celebrar sete décadas.

Os shows da 70ª edição estarão espalhados por cinco palcos no Parque do Peão: Estádio, Amanhecer, Camping, Raízes e Culturando, além de apresentações no Trio Elétrico e no espaço exclusivo da Queima do Alho. Nos palcos Amanhecer e Estádio estão confirmados mais de 60 shows.

A festa deste ano tem como embaixadora a cantora Ana Castela, que fará duas apresentações, uma no sábado, 23, e outra na quinta-feira, 28, incluindo a gravação de seu próximo DVD.

Outros grandes nomes farão apresentações exclusivas como o show Barretão 70Tão, que reunirá no mesmo palco as duplas Edson & Hudson, Rionegro & Solimões e César Menotti & Fabiano. A festa recebe ainda a turnê de despedida de Jorge & Mateus e traz nomes como Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Maiara & Maraisa, Nattan, Zé Neto & Cristiano, Hugo & Guilherme, Bruno & Marrone, Murilo Huff, Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago, Leonardo, Léo Foguete, entre outros.

Também está confirmada a apresentação beneficente de Frei Gilson, que acontece na segunda-feira, 28.

Já o Palco Camping, recebe shows exclusivamente para os hóspedes do espaço. E na programação já são mais de 40 apresentações anunciadas, incluindo nomes como Mateus Rott, Us Agroboy, Clayton & Romário e Emílio & Eduardo. Os shows acontecem entre 13h e 20h para animar os turistas que escolhem o camping para viver a Festa 24 horas.

Outro destaque que retorna na programação musical deste ano é o Barretão Elétrico, com um trio elétrico que percorrerá pelas ruas do Parque do Peão nos dias 22, 23, 29 e 30 de agosto.

Raízes e diversidade cultural

O Palco Raízes é totalmente dedicado à música sertaneja raiz e caipira. São shows de violeiros, declamadores e até berranteiros. Nas apresentações musicais, a moda de viola predomina. Os shows acontecem diariamente.

O Palco Culturando, uma parceria com a AGCIP (Associação Gestão Cultural no Interior Paulista, é reconhecido como maior palco da diversidade cultural, recebendo apresentações de diferentes vertentes: grupos folclóricos, de dança, violeiros, orquestras, teatro, entre outras manifestações artísticas regionais. Durante todo o evento mais de 2 mil artistas devem passar pelo espaço em mais de 150 apresentações.

Além disso, pelas ruas do Parque do Peão, acontecem intervenções e apresentações artísticas, garantindo a interação e a proximidade com o público.

Valorizando as raízes culturais, o tradicional Concurso da Queima do Alho também receberá shows musicais tanto na disputa oficial no domingo, 24, com Lourenço & Lourival quanto na seletiva para 2026, que acontecerá na sexta-feira, 31, com atração que deve ser anunciada em breve.

Tradição e inovação

“Após sete décadas, a Festa do Peão de Barretos está sempre se reinventando. Acreditamos que é por isso que se mantém atraindo grande público e conseguindo preservar e apresentar para as novas gerações toda tradição sertaneja que a envolve”, explica Pedro Muzeti, diretor cultural da Festa.

Além dos shows musicais o evento recebe disputas esportivas, tem espaço com atividades infantis como o Rancho do Peãozinho, feira gastronômica, feira comercial, parque de diversões, ranchos com festas particulares, monumentos espalhados pelo Parque, Memorial do Peão, entre outras ações que garantem 24 horas de atrações no Parque do Peão ao longo de 11 dias de festividades.