Casa Nuvem homenageia Profeta das Cores
Programação reúne música, artes visuais e reconhecimento à trajetória de um patrimônio vivo da cidade

Criador de painéis monumentais que há décadas ilustram muros e atravessam gerações em São José do Rio Preto, o artista plástico Profeta das Cores, nome artístico de Antonio da Silva Nascimento, será homenageado neste sábado, 17, em um evento beneficente realizado pelo espaço multicultural Casa Nuvem.
Com entrada gratuita, a programação celebra a trajetória e a obra de um dos nomes mais emblemáticos da arte urbana da cidade, reunindo pintura ao vivo, música, videoprojeção e a venda de trabalhos com renda revertida integralmente ao artista.
RECONHECIMENTO
Idealizado e articulado por Tiago Mariusso e Isaac Ruy, coordenadores da Casa Nuvem, em parceria com artistas e coletivos convidados, o evento presta reconhecimento em vida a um criador autodidata cuja produção se confunde com a própria paisagem cultural rio-pretense. Aos 83 anos, além dos murais espalhados pela cidade, Profeta também produz telas e vive do apoio de pessoas que acompanham e valorizam seu trabalho.
Durante a programação, o artista realizará uma pintura ao vivo, além da comercialização de obras. O encontro também marca a nomeação da sala “Profeta das Cores” na Casa Nuvem, espaço que passa a carregar oficialmente o nome do artista como forma de preservar e celebrar sua produção.
“Vou morrer pintando, porque eu pinto pra caramba, eu gosto, me distraio, pintura para mim é uma terapia”, declarou o artista plástico na série audiovisual “Vindo”, de 2023, de Jef Telles e Tiago Mariusso. “Quando eu estou fazendo minha pintura, estou criando uma coisa inédita, que é diferente, eu vou ficar satisfeito quando eu ver que está bom, só que eu tenho esse defeito: para mim nada está bom. Então eu continuo pintando, pintando, se você quiser essa tela você tem que tomar da minha mão”, acrescentou.
A obra de Profeta das Cores ganhou projeção nacional na década de 1990, quando chamou a atenção do documentarista Leopoldo Nunes, diretor do filme “Profeta das Cores”, vencedor do Festival de Cinema de Brasília como melhor documentário nacional, em 1995. Duas décadas depois, em 2015, o artista integrou a exposição “Cidade Inquieta”, dentro do projeto Breu, do Sesc Rio Preto, pintando um painel em tempo real durante o período da mostra, na área de convivência da unidade.
Serviço
A homenagem ao Profeta das Cores acontece no Espaço Multicultural Casa Nuvem, localizado na rua Presciliano Pinto, 838, Boa Vista, neste sábado, 17, das 16h às 22h. A entrada é gratuita. Informações no perfil de Instagram @casanuvemrp.
Tintas, música e imagens
A programação do sábado começa às 16h, com a homenagem ao artista, seguida da pintura ao vivo. Às 19h, o público acompanha o show de música brasileira da cantora e compositora Elis Bohrer, seguido de set com DJ Jasmine. Também integra o evento a videoprojeção “Presságio: Memórias Líquidas para Futuros Incertos”, do artista audiovisual e multimídia Vinicius Dall’Acqua, do agrupamento Robo.Art, que propõe reflexões sobre a relação humana com a virtualidade e a digitalização da vida.
Para os idealizadores, a homenagem vai além do evento pontual. “É um gesto de cuidado, valorização da memória viva e afirmação do direito à dignidade e à visibilidade dos artistas que sustentam a cultura local”, afirmam Tiago Mariusso e Isaac Ruy.
“A arte de Profeta das Cores merece nosso reconhecimento e tem valor imensurável para a cultura rio-pretense. O artista é patrimônio vivo da nossa cidade e convidamos todas as pessoas para participar desse momento de valorização e convívio com esse artista que está tão presente em nosso cotidiano”, declaram. (SB)