Diário da Região
SEMANA DE MODA

Semana de Moda da ETEC costura teoria e prática com olhar de mercado

Com o tema “O que a escola ensina x o que o mercado exige”, abertura da 1ª Semana de Moda conta com bate-papo entre Maria Fernanda Guarniero e Nathália Uzum nesta segunda, 4

por Redação
Publicado em 01/08/2025 às 19:06Atualizado em 02/08/2025 às 10:20
Nathália Uzum conduz o  bate-papo “O que a escola ensina x o que o mercado exige” com Maria Fernanda Guarniero (Arquivo Pessoal)
Nathália Uzum conduz o bate-papo “O que a escola ensina x o que o mercado exige” com Maria Fernanda Guarniero (Arquivo Pessoal)
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Entre agulhas, ideias e atitude, a 1ª Semana de Moda da ETEC Philadelpho Gouvêa Netto costura a educação técnica ao mercado criativo em uma programação intensa e gratuita, de 4 a 8 de agosto, sempre às 19h30, no auditório principal da unidade, em Rio Preto.

Idealizado pelos alunos do curso técnico de Vestuário, o evento promove uma imersão nos bastidores da moda, com oficinas práticas, palestras e bate-papos com especialistas que vivem o dia a dia do setor — da imagem ao empreendedorismo, da criação ao posicionamento estratégico de marca.

A entrada é gratuita e com vagas limitadas. A inscrição pode ser feita pelo link https://forms.gle/iqiwebwKVA9moYvn9

A abertura acontece na segunda, 4, às 19h30, com a presença de  Nathália Uzum, especialista em posicionamento de imagem com forte atuação nos mercados da moda e da comunicação, e Maria Fernanda Guarniero, estilista e empreendedora da área.

Juntas elas irão conduzir o bate-papo com o tema “O que a escola ensina x o que o mercado exige”, trazendo reflexões sobre os desafios da transição entre a formação técnica e o mundo do trabalho nas áreas criativas.

“Vamos falar sobre a importância de fazer uma boa foto, de como fazer um bom posicionamento de imagem, de como posicionar uma roupa de uma forma que irá valorizar. Então, é preciso entender o público que a gente vai conversar para poder montar toda a estratégia da foto”, explica a fotógrafa Nathália Uzum.

Segundo Maria Fernanda Guarniero, que trabalha com confecção de moda feminina há 23 anos, para quem não tem a oportunidade de ter um contato mais próximo com a moda no geral, se precipita por romantizar. E o objetivo da palestra é mostrar brevemente o que o mercado exige atualmente.

“O aluno de moda às vezes tem uma visão errada, achando que o estilista só vai desenhar, mas isso é a menor parte do trabalho. Moda é business, em primeiro lugar é negócio”, pontua.

“O mercado exige agilidade, tudo muda muito rápido. O que é novo hoje, amanhã já não é. Temos que estar atentos, estudando, ouvindo feedback de vendedoras e clientes, acompanhando o mercado e o que acontece nas marcas ao nosso redor. Não existe marca concorrente, mas sim marca com o mesmo perfil de produto”, completa.

A programação completa inclui outras oficinas práticas ao longo da semana, com temas que vão do design sustentável à criação de portfólios profissionais, voltadas para estudantes, docentes e entusiastas da moda na região. Além disso, é uma oportunidade de ampliar repertórios, construir redes de contato e entender melhor as demandas do mercado atual. (Colaborou Ana Carolina de Almeida)