Diário da Região
TELONAS

Filme que mistura aventura, música e consciência ambiental estreia nesta quinta, 24, em Rio Preto

Após conquistar sete prêmios em 25 festivais pelo mundo, “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil” traz uma aventura divertida e emocionante pelos diferentes ecossistemas do País

por Salomão Boaventura
Publicado em 23/07/2025 às 14:51Atualizado em 23/07/2025 às 17:51
O filme acompanha os irmãos Thiago e Ísis em uma jornada pelos principais biomas brasileiros ao lado do pai (Divulgação)
O filme acompanha os irmãos Thiago e Ísis em uma jornada pelos principais biomas brasileiros ao lado do pai (Divulgação)
Ouvir matéria

Combinando animação e fantoches, o longa “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil” chega aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira, 24, encerrando as férias escolares com uma aventura que promete encantar o público infantil. Em Rio Preto, a estreia acontece no Cine Multiplex, do Riopreto Shopping.

O filme acompanha os irmãos Thiago e Ísis em uma jornada pelos principais biomas brasileiros — Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica — ao lado do pai. Cada parada na expedição revela um novo desafio, um animal ameaçado e segredos da natureza, em uma narrativa que equilibra humor, ritmo e descobertas.

Inspirado na série exibida no Canal Futura, TV Brasil, Canal Educação e disponível na Globoplay, o longa reforça, de forma lúdica e acessível, a importância da preservação ambiental, justamente no ano em que o Brasil se prepara para sediar a COP30.

As canções originais da produção serão lançadas no Spotify e a história também será publicada em livro pela Editora Franco, ampliando o universo de Thiago & Ísis para além das telas.

A produção reúne uma equipe experiente, com direção de João Amorim e roteiro assinado por Fábio Brasil. A produção executiva é de Sara Rocha, com direção de fotografia de Matheus Bastos e animação sob responsabilidade de César Coelho. A montagem ficou a cargo de João Santiago. No elenco, que também atua na manipulação dos bonecos, estão Paulo Henrique (João), Falcon Mantovani (Thiago), Neuza de Souza (Ísis), Evelin Cristina (Pequi) e Rubinho Louzada (Pôncio e Douradinho), com assistência de manipulação de Evelin Cristina e Rubinho Louzada.

Reconhecimento internacional

Antes da estreia comercial, “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil” percorreu 25 festivais nacionais e internacionais, acumulando sete prêmios. Entre eles, Melhor Filme Infantojuvenil no FESTin, Melhor Longa-Metragem Documentário Ambiental no New York Documentary Film Awards 2024 e Melhor Direção no Portugal Indie Film Festival 2024. A produção é assinada pela Amorim Filmes.