De petisco a prato principal, coxinha vira estrela das celebrações
Do clássico frango com catupiry às receitas sofisticadas, o salgado ganha novo status nas confraternizações de empresas, famílias e grupos de amigos

Com sabores variados que agradam a todos os paladares, a coxinha — um dos salgados mais amados pelos brasileiros — deixou de ser apenas um petisco para assumir o papel de refeição completa nas confraternizações de fim de ano. Se antes as churrascarias eram o destino quase obrigatório em festas de empresas, encontros de amigos e reuniões familiares, hoje a mudança nos hábitos de consumo e no comportamento alimentar tem levado cada vez mais pessoas a optar por cardápios mais informais, práticos e acessíveis, nos quais a coxinha aparece como protagonista.
Além dos tradicionais recheios de carne e frango com requeijão, o salgado ganhou versões gourmetizadas e tem conquistado novos fãs, oferecendo uma experiência gastronômica perfeita para as mais diversas ocasiões. Presente nas padarias, bares, lanchonetes e confeitarias, o quitute, antes coadjuvante, ganhou ares refinados e conquistou um lugar de destaque nas mesas dos rio-pretenses.
CONFRATERNIZAÇÕES
Desde a inauguração em maio deste ano, a unidade da Coxinhas Bady, em Rio Preto, se consolidou como ponto de encontro. Com vista privilegiada para a Represa Municipal, o espaço passou a receber confraternizações completas, reunindo equipes que optam por um ambiente descontraído, aliado à praticidade do serviço rápido. Desde que chegou a cidade, a marca ampliou as vendas diárias, passando de cerca de 2 mil coxinhas, na loja de Bady Bassitt, para mais de 3 mil. E o sucesso não para por aí: em breve, Rio Preto ganhará mais uma unidade, localizada na avenida Ernesto Vetorasso.
O cardápio oferece versões tradicionais e opções mais elaboradas, como alcatra com provolone, costela com barbecue, salmão com cream cheese, camarão com catupiry, cupim com queijo, feijoada e alternativas vegetarianas. “Um dos nossos lançamentos é a Coxinha Melt, que leva hambúrguer assado no forno, cebola caramelizada, farofa de bacon e cheddar”, destaca o proprietário Gabriel Massura.
TRADIÇÃO
Para os amantes de coxinha, a Doçura Doceria é parada obrigatória. Presente há mais de três décadas em Rio Preto, a mesma receita é mantida até hoje, o que faz do salgado um sucesso em vendas. A produção é diária, feita de forma artesanal, com massa tradicional, recheio generoso e ingredientes de qualidade, garantindo que a iguaria esteja sempre fresquinha, suculenta e macia por dentro, além de crocante e sequinha por fora. Além da tradicional e mais pedida da casa, que é a de frango com catupiry, o cardápio contempla outras opções, como carne, presunto e queijo, palmito, camarão e pernil.
“Logo que eu e meu marido, Luiz, fundamos a doceria, há 36 anos, sentimos a necessidade de, além dos doces, oferecer também algo salgado para servir, e assim surgiu a coxinha de frango com catupiry. Desde então, ela se tornou o carro-chefe da casa, com a produção de algumas centenas de unidades toda semana”, ressalta a proprietária Maria Lucinda Gianjoppe Luciano, que comanda a Doçura juntamente com a filha, Luanne Gianjoppe Luciano.
Serviço:
Coxinhas Bady
Unidade Rio Preto – Avenida Antonio Tavares Pereira Lima, 63 – Jardim Bela Vista
Unidade Bady - Avenida Marginal José Marques de Mendonça, 1625, próximo ao portal de entrada da cidade
Horário especial de fim de ano:
27/12 - das 10h às 22h
28 e 29/12 – fechado
30/12 – das 10h às 22h
31/12 das 9h às 17h
1/1 fechado
Informações: (17) 99193-6322
Instagram: @coxinhasbady
Doçura Doceria
Rua Marechal Deodoro, nº 3266 – Centro
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 8h30 às 16h.
Informações: (17) 3231-0573
Instagram: @docuradoceria