Diário da Região
HIP HOP

Grupo Funk Fockers leva a essência da cultura de rua para Rio Preto

Referência mundial no breaking, grupo realiza show gratuito no Centro da cidade com batalhas e muita dança

por Dandara Caroline
Publicado em 04/11/2025 às 17:31Atualizado em 04/11/2025 às 17:31
Integrantes do Grupo Funk Fockers apresenta a força do breaking (Reprodução/ Sabryna Murali)
Galeria
Integrantes do Grupo Funk Fockers apresenta a força do breaking (Reprodução/ Sabryna Murali)
Ouvir matéria

Com passos marcados, batidas envolventes e muita energia, o grupo Funk Fockers, pioneiro do breaking no Brasil, se apresenta nesta quarta-feira, 5, a partir das 17h na praça Rui Barbosa, em Rio Preto. O grupo traz o projeto chamado “Funk Fockers em Casa”.

O show de rua convida o público a participar das performances junto com MCs e DJs, celebrando a força da cultura urbana. O evento é uma realização da cena Hip Hop com apoio do ProAC, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

O Funk Fockers foi o primeiro grupo brasileiro a conquistar o título de campeão mundial de breaking, em 2015, no Festival Hip Opsession, na França, um dos eventos mais importantes do cenário mundial.

O festival reúne música, dança e artes gráficas, promovendo visibilidade, intercâmbio cultural e desenvolvimento de carreira para artistas de diferentes países.

Pura essência da cultura de rua

Quem está por trás da produção dessa apresentação em Rio Preto é Ricka, referência nacional no breaking, pedagogo, árbitro internacional e diretor de arbitragem da CNDD Breaking.

“Podem esperar a mais pura essência da cultura de rua, né? A cultura de rua, ela vai tá ali no seu presente, no seu mais puro formato, na sua mais pura essência”, diz Ricka.

Ele explica que o espetáculo acontece de forma espontânea, valorizando o improviso, característica essencial do hip hop.

“O espetáculo, ele funciona como uma forma de rádio, né? Uma rádio aberta, onde os DJs vão tocando e aí os dançarinos e dançarinas vão fazendo a interação com o público”, ressalta.

Com mais de 30 anos dedicados à dança e à cultura Hip Hop, Ricka compartilha sua trajetória e destaca o poder transformador da arte.

“O Hip Hop e a rua foi o que me levou para a formação, o que me levou a ser o Ricka que sou hoje. O pedagogo, com a arte, a cultura e a educação caminhando lado a lado. A gente consegue colher muitos frutos assim. Quando a gente fala de formação cultural, formação do ser humano, formação pessoal… Então eu acho que a arte tem um papel libertador”, explica.

O Funk Fockers é formado por dançarinos e MCs de diversas cidades, como Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Bauru e São Paulo, reforçando a proposta de união e troca entre artistas.

A apresentação integra o projeto ProAC, e, na passagem por Rio Preto, o grupo promete transformar o centro da cidade em um palco aberto para a expressão e o improviso. O grupo também se apresenta no Projeto Aquarela Estoril.

* Estagiária sob a supervisão de Salomão Boaventura