Diário da Região
CULTURA POPULAR

Maranhão é o homenageado do Festival do Folclore de Olímpia

Ao longo da história do festival, grupos do Maranhão já foram homenageados, mas o estado em si estreia como estrela nesta edição

por da Redação
Publicado em 22/07/2025 às 21:40Atualizado em 23/07/2025 às 08:28
Boi do Maiobao (MA) (Divulgação)
Boi do Maiobao (MA) (Divulgação)
Ouvir matéria

O Festival do Folclore de Olímpia chega à sua 61ª edição celebrando a cultura popular brasileira e, pela primeira vez, homenageia oficialmente o Maranhão — terra de ritmos, fé e resistência.

Ao longo da história do festival, grupos do Maranhão já foram homenageados, mas o estado em si estreia como estrela nesta edição. Uma maneira de enaltecer ainda mais os laços culturais, criando a oportunidade de imersão na cultura do estado.

O Maranhão está presente na identidade visual da festa, no enredo do espetáculo de abertura, no estudo nas salas de aula da rede municipal de educação, na decoração do Recinto do Folclore e em todos os cantos por onde pulsará a cultura do Brasil, durante os nove dias de festa.

Marcam presença no Fefol representando o estado e seus folguedos: o Bumba Boi de Matraca do Maiobão, de Paço do Lumiar, que faz sua estreia no festival; o Boi de Nina Rodrigues; e o Boi de Morros.